Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

5 vídeos bizarros para aprender a dançar Kuduro (Conteúdo Extra)

Saiba como se dar bem nos passos deste ritmo angolano que está na moda no Brasil.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 16 abr 2012, 22h00

Davi Rocha

A regra número um para dançar kuduro é levar ao pé da letra a ideia do nome e deixar sua cintura dura. O ritmo musical foi criado para acompanhar a coreografia desajeitada do mito belga Jean-Claude Van Damme em uma cena do filme “Kickboxer – O Desafio do Dragão”. A base das danças apresenta elementos típicos do hip hop, funk e carnaval da periferia de Luanda , capital de Angola. Com a propagação do ritmo pelo mundo, graças principalmente à internet, as coreografias ganharam adaptações no rebolado de outros artistas – e outras periferias.

O kuduro vem ganhando espaço nos últimos anos no Brasil. Para pegar o jeito, é preciso buscar inspiração angolana e praticar. Quer uma inspiração? Assista aos vídeos abaixo.

1. Começando do começo: a clássica cena de Van Damme que serviu de inspiração para a criação do kuduro. Vale ressaltar que a música de fundo não é original do filme, é claro. Ela faz parte da trilha sonora de “Street Fighter”, série de jogos cuja adaptação para o cinema foi estrelada pelo ator. No filme, depois de embriagado por seu mestre, o personagem é desafiado a dançar e consegue fazer estes movimentos:

[vimeo http://www.vimeo.com/13145456 w=400&h=300]

2. Em Portugal o gênero ganhou uma de suas maiores mudanças ao encontrar o peso dos elementos eletrônicos da banda Buraka Som Sistema. Muitos movimentos da dança estão representados neste clipe, que conta com participação de artistas que bebem na fonte do kuduro: M.I.A., DJ Znobia, Saborosa and Puto Prata.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=4CkXhtw7UNk&w=420&h=315%5D

3. Um dos lugares de consolidação da dança foram as ruas de Angola. Neste vídeo, jovens mostram seus melhores passos no que parece um desafio em que ganha o dono do melhor gingado.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=1JW6MvGj5GA&w=420&h=315%5D

4. O programa angolano de TV “Sempre a Subir” ensina alguns passos:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qSo9hNn1XDk&w=420&h=315%5D

5. Um dos temas das letras do kuduro é a realidade dos angolanos. Esta música fala sobre as favelas angolanas, chamadas musseques. O vídeo mostra mais passos de dança e imagens que mostram a popularidade do kuduro no país:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fnt4G_Uqo4I&w=420&h=315%5D

Continua após a publicidade
Publicidade