GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A história do Hip Hop: É a rima, só paga 1 real!

Na batalha de MCs carioca, o pagamento é simbólico, mas a competição é pra valer. Vai encarar?

Alexandre Matias

De dia, apenas um enorme grafite na porta destaca o número 73 da rua Riachuelo das outras casas, prédios e sobrados ao redor. Nas noites de sábado, batidas lentas e pesadas, impulsionando involuntariamente o esqueleto, não deixam dúvidas que aquele é “o” lugar para estar. Atrás da porta está a sinuca Balcão da Lapa, que sedia um dos principais espetáculos do novo hip hop carioca: a Batalha do Real.

Organizado pela Brutal Crew, coletivo de MCs, DJs, B-boys e designers cuja base é a própria Lapa, a batalha confirma a teoria: se São Paulo tem os melhores DJs, os melhores MCs estão no Rio. Digladiando rimas improvisadas entre a tiração de onda, a baixaria e o populismo sagaz, os freestylers se enfrentam um a um. A inscrição é aberta a qualquer um, acontece na hora, e o preço, é claro, é 1 real. O dinheiro arrecadado não vai para o ganhador, é dividido entre todos os participantes, entre rodadas de cerveja e de sinuca.

O esquema é mata-mata: quem perde cai fora. O júri é a platéia. Quem for mais aplaudido sobrevive. “Vieram umas 500 pessoas no dia mais cheio”, explica MC Aori, um dos organizadores e metade da dupla Inumanos.

Na hora da batalha, o DJ Babão (a outra metade dos Inumanos) assume as picapes e arma o cenário musical para os desafiantes soltarem a rima. Na base, vale até a trilha sonora de videogame. Entre os nomes que a batalha já revelou estão bambas como Don Negrone, Funk, Marechal e Aori, além do novato Papo Reto, vencedor do I Campeonato da Liga de MCs (outro pioneirismo carioca), que aconteceu em outubro.

Batalha do Real

Sinuca Balcão da Lapa – Rua do Riachuelo, 73, Lapa Sábados, a partir das 23h. Entrada: R$ 4,00

Veja

8 Mile – Rua das Ilusões – Universal Pictures

Direção – Curtis Hanson

A estréia cinematográfica de Eminem mostra como são as batalhas de MCs nos Estados Unidos. Se você vir a cópia em DVD, não perca os extras, que mostram uma sensacional competição improvisada dos figurantes contra Eminem.