PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Admirável vinil novo

Mais modernos, mais bonitos e mais caros, os novos LPs atraem velhos e novos fãs

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h54 - Publicado em 31 out 2008, 22h00

Texto Emiliano Urbim

Quem acha que vinil é coisa de sebo, pai ou dj precisa dar uma volta no shopping. Entre as prateleiras de cds, dvds, livros e revistas, toda megalivraria que se preza já tem (ou voltou a ter) uma seção de lps. Ali não estão clássicos do samba-rock ou trilha de novela. Só discos novos e importados, geralmente na faixa de R$ 100 – isso sem falar nos boxes especiais.

Acompanhando uma tendência internacional puxada por relançamentos de jazz e de rock, a Livraria Cultura foi a primeira rede brasileira a se arriscar no nicho, em 2006. “A aceitação foi tão boa que pulamos de 10 para 1 000 títulos”, conta Paulo Herz, diretor comercial da rede. “É só 1% do nosso faturamento de música. Mas quem compra nos interessa, é um cara antenado em coisas novas… Engraçado chamar vinil de ‘novo’, né?”

Pois é, esse novo lp é diferente daquele Sassaricando – Internacional que mofa no fundo da estante. Feito de material melhor, é mais escuro e mais pesado (180 gramas) do que o modelo popularizado no Brasil (125 gramas), o que garante maior durabilidade e um som melhor. Além disso, o preço salgado é compensado, em parte, pelos encartes luxuosos.

Mas por que o vinil e por que agora? Só pra reforçar, em condições ideais, o som é mesmo melhor – tons graves são de 20 a 30% mais graves, por exemplo. Caçadores de tendência, porém, apostam em razões menos técnicas. Para Josh Bizar, da loja virtual de lps e som musicdirect, “as pessoas ainda querem se conectar com o artista, e o lado gráfico e lúdico do vinil faz isso de uma maneira que arquivos deletáveis nunca farão”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.