GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Infelizmente o Homem-Aranha seria impossível, diz estudo

A biologia mostra que só as mãos e pés do herói não bastariam para manter ele na parede

Tio Ben e tia May provavelmente achariam bem estranho se o pé de seu sobrinho, Peter Parker, começasse a crescer sem parar depois que aquela aranha meio estranha picou o fotógrafo. Não seria fácil encontrar calçados novos para o moleque, se o tamanho do seu pé passasse do número 42/43 para 460/461. Mas só assim a história do Homem-Aranha seria possível: os pés gigantescos seriam a única forma do super herói conseguir escalar paredes mundo afora. É o que aponta uma nova pesquisa produzida pela Universidade de Cambridge.

Apesar de destruir alguns sonhos, a proposta da pesquisa é nobre: estudar animais para possibilitar o desenvolvimento de materiais com grande poder de aderência.

LEIA: Homem-Aranha, um herói (quase) como a gente

Os cientistas analisaram 225 espécies de diferentes animais visando entender como elas fazem para escalar superfícies verticais. A resposta encontrada foi que, em geral, os espécimes se utilizavam de um tipo de almofada aderente em suas patas, para não cair. O ponto é que, para o animal conseguir subir, tem que haver uma proporção entre a massa corpórea dele e o tamanho de sua área de contato com a superfície. Quanto mais pesado, maior deve ser a área de contato, proporcionalmente. Uma formiga, por exemplo, tem que dedicar apenas 0,09% de seu corpo às almofadas, um sapo já precisa de 2%. De acordo com os cálculos e observações dos cientistas, a proporção máxima atingida pela biologia está presente nos lagartos, que possuem 4,3% da superfície de seu corpo cobertos com a bolsa. Animais maiores que eles teriam que ser alterados para conseguirem escalar uma parede.

Como grandes poderes trazem grandes responsabilidades, para um homem conseguir escalar uma parede, ele precisaria que 40% de seu corpo, ou 80% de sua parte frontal, fossem revestidos com a almofada aderente. Se fossemos concentrar isso nos pés, como é o caso de Parker, o membro teria que aumentar consideravelmente. “Se um ser humano quisesse escalar uma parede da mesma forma que um lagarto, precisaríamos de um pé impraticavelmente grudento”, afirma Walter Ferdele, responsável pelo estudo e zoólogo de Cambridge, em comunicado da universidade. Os pés mediriam mais de 3 metros – no mundo real, um pé que calça 42 tem, em média 27cm. Vai ser difícil comprar tênis.

LEIA TAMBÉM:
A cronologia dos super-heróis
Assista ao primeiro live-action do Homem-Aranha feito em 1969
Super-heróis também fazem sacanagens