Como desenhar mangá
Tem gente que acha que conhece mangá só porque sabe que ele deve ser lido de trás para a frente. Mas há muito mais diferenças. Veja as dicas de quem desenha esse tipo de história
Inspiração da telona
Os mangás foram inspirados no cinema e procuram manter a referência à telona, como na seqüência ao lado. Por isso, outra marca do mangá é que o tempo nas histórias corre junto com o tempo de quem lê. Ou seja, não há saltos no tempo, como “duas horas depois…”
Enquadramento
Os quadrinhos são geralmente quadradinhos, mesmo, na maior parte da história. Mas quando acontece uma ação, como uma luta ou uma perseguição, quebre os quadrinhos com linhas diagonais, para dar movimento (veja ao lado). Uma forma de aprofundar o drama é desenhar alguns quadrinhos com detalhes, como um olho (abaixo).
Rosto
É como nos desenhos da tevê. Os olhos devem ser grandes. Assim, o seu personagem pode mostrar mais emoções (alegria ou tristeza). Para dar um toque de realidade, desenhe brilhos e cílios nos olhos. Ou faça olhos contraídos para mostrar que seu personagem está irritado. A forma como você desenha a sobrancelha também faz toda a diferença na hora de demonstrar sentimentos.
Para quebrar o gelo
Em momentos de muita tensão, quebre o clima desenhando alguns personagens em situações engraçadas, com expressões gozadas.
Corpo
O tronco é pequeno. As pernas e os braços são compridos. Mas eles devem manter uma proporção. Comece fazendo esboços simples, com linhas e bolinhas para simbolizar as articulações. Para ajudar, pegue um boneco articulado como modelo. Coloque-o na posição e desenhe-o.