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Como é a edição e produção de um livro?

Conheça o passo a passo de um livro, desde a ideia na cabeça do escritor até a publicação final

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ILUSTRAS Pablo Mayer

PERGUNTA Francisca Jéssica Oliveira Mota, Fortaleza, CE

 

1) Tudo nasce com uma ideia. Cada escritor tem seu próprio tempo para amadurecê-la, mas o processo sempre envolve muita pesquisa, escrita autoanálise do material. Quando ele acha que o conteúdo já está pronto para ser lido por outras pessoas, envia-o como arquivo do programa digital para uma editora que publica livros naquela área. A melhor época para enviar seu manuscrito é nos meses de férias escolares, quando editoras definem seus próximos lançamentos.

 

2) O departamento editorial analisa o manuscrito. O conteúdo tem qualidade? Há interesse por esse assunto no mercado? Existem títulos concorrentes? Dentre as centenas de obras recebidas, são priorizadas aquelas de escritores conhecidos ou blogueiros populares. Geralmente, só 2% das 800 mil propostas entregues às editoras se tornam livros.

 

3) Aprovado o material, a editora propõe um contrato de uso dos direitos autorais ao escritor. Geralmente, ele estipula que a empresa detém apenas os direitos sobre a apresentação gráfica e a comercialização do livro, por um período médio de cinco anos. Se mais de 50% da obra envolver imagens, também rola um contrato para o fotógrafo ou ilustrador.

 

4) Só então começam as mudanças no teor da publicação para deixá-la mais atraente ao leitor: eliminar um personagem, ampliar uma subtrama etc. Essa preparação editorial é feita pelo editor, pelo produtor e pelo checador de dados técnicos. Enquanto isso, outra equipe discute os elementos visuais do produto: o tamanho da folha, o tipo de letra, a qualidade do papel…

 

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5) Com a aprovação unânime da organização do livro pelas equipes de editoração, publicidade e arte, são feitas a diagramação e a revisão do texto.A primeira consiste em distribuir capítulos, imagens e tipografias em folhas encadernadas. A segunda é a correção de erros ortográficos. A essa altura, designers, revisor e produtor editorial trabalham juntos.

 

6) Paralelamente às últimas etapas, é produzida a capa do livro. Ela é feita pelo capista, que pode ser um membro da equipe do projeto gráfico. Quando é um profissional renomado, tem autonomia em suas decisões. Mas é comum ele trabalhar sob orientação do editor de texto para criar um visual que represente corretamente o tema da obra e o perfil da editora.

 

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7) A obra pré-acabada passa por uma avaliação de teor e aparência, feita por um leitor crítico. Existe também a prova de impressão para examinar qualidade estética do produto e corrigir possíveis erros. Tudo aprovado? Então o livro é convertido em um arquivo PDF (formato digital que não permite alterações) que é encaminhado à gráfica para tiragem em série.

8) Impresso, o livro é divulgado e negociado no distribuidor pelo agente literário. O preço da unidade é estipulado pela editora, mas 50% desse valor destina-se às livrarias revendedoras. A tiragem média, para um título novo, é de 8 mil exemplares. Desse total, metade é vendida ao leitor pelas grandes redes, a outra fica em estoque nos galpões do fabricante. A edição e produção de um livro de 500 páginas leva de 30 a 60 dias. Da impressão na gráfica às lojas, mais 15 dias.

 

 

FONTES Sites Associação Brasileira de Difusão do Livro, Câmara Brasileira de Jovens Escritores, Projeto Brazilian Publishers e livro Quer Publicar umLivro? Descubra Como!, de Ricardo Minoru Horie

CONSULTORIA Pedro Almeida, diretor do departamento literário da Editora Lafonte e editor da versão brasileira de Marley & Eu, Eduardo Belo, editor da Belaletra Editora, Yury Hermuche, escritor, e Daniel Justi, designer gráfico ecapista