GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conheça todos os filmes vencedores do Oscar de Melhor Fotografia

Prepare-se para o Oscar 2017 fazendo um passeio visual por 88 anos do Prêmio da Academia

Falta pouco. No dia 26 de fevereiro será realizada a 89ª cerimônia de entrega do Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Entre bolões e maratonas, este é um dos meses mais movimentados do ano para os cinéfilos. Mas, mesmo para quem não faz o tipo de correr contra o tempo para conferir todos os indicados, o Burger Fiction oferece uma boa maneira alternativa de se preparar para o Oscar 2017. O site, gerido pelos videomakers Andy Schneider e Jonathan Britnell, é responsável por uma compilação de todos os filmes que já levaram a estatueta de Melhor Fotografia desde que a premiação teve início, em 1929.

LEIA: 12 diretoras de fotografia que você precisa conhecer

O passeio cinematográfico – que reúne filmes visualmente impactantes como Ben-Hur (1959), Bonnie e Clyde (1967), Apocalypse Now (1979), A Lista de Schindler (1993), Labirinto do Fauno (2006) e Birdman (2014) – começa em 1927, com Aurora, que foi o primeiro filme dirigido pelo alemão F. W. Murnau em Hollywood e ocupa a sétima posição na lista dos 50 filmes mais importantes da história do cinema realizada pelo British Film Institute no ano passado.

Ao todo, cenas de 118 filmes aparecem na montagem (número superior às 88 edições do prêmio até hoje). Isso porque, entre os anos de 1939 e 1967, a Academia distribuiu duas estatuetas anualmente nesta categoria: Melhor Fotografia em Preto e Branco e Melhor Fotografia Colorida (o que torna ainda mais maluco que esta seja a única categoria do Oscar em que nenhuma mulher foi indicada por seus feitos, como já falamos por aqui). A lista completa com todos os filmes reunidos no vídeo pode ser vista aqui.

Apocalypse Now GIF - Find & Share on GIPHY

Essa não é a primeira vez que a dupla do Burger Fiction percorre a história dos filmes premiados pela Academia. No ano passado, os videomakers também produziram um super compilado dos 87 longas vencedores do prêmio de Melhor Filme até então (em 2016 a estatueta ficou com Spotlight: Segredos Revelados) e todos os homenageados com a estatueta de Melhores Efeitos Visuais (que, no ano passado, ficou com Ex_Machina). Ambos podem ser vistos abaixo: