Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Conheça todos os filmes vencedores do Oscar de Melhor Fotografia

Prepare-se para o Oscar 2017 fazendo um passeio visual por 88 anos do Prêmio da Academia

Por Jessica Soares - Atualizado em 10 fev 2017, 20h20 - Publicado em 10 fev 2017, 20h15

Falta pouco. No dia 26 de fevereiro será realizada a 89ª cerimônia de entrega do Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Entre bolões e maratonas, este é um dos meses mais movimentados do ano para os cinéfilos. Mas, mesmo para quem não faz o tipo de correr contra o tempo para conferir todos os indicados, o Burger Fiction oferece uma boa maneira alternativa de se preparar para o Oscar 2017. O site, gerido pelos videomakers Andy Schneider e Jonathan Britnell, é responsável por uma compilação de todos os filmes que já levaram a estatueta de Melhor Fotografia desde que a premiação teve início, em 1929.

LEIA: 12 diretoras de fotografia que você precisa conhecer

O passeio cinematográfico – que reúne filmes visualmente impactantes como Ben-Hur (1959), Bonnie e Clyde (1967), Apocalypse Now (1979), A Lista de Schindler (1993), Labirinto do Fauno (2006) e Birdman (2014) – começa em 1927, com Aurora, que foi o primeiro filme dirigido pelo alemão F. W. Murnau em Hollywood e ocupa a sétima posição na lista dos 50 filmes mais importantes da história do cinema realizada pelo British Film Institute no ano passado.

Continua após a publicidade

Ao todo, cenas de 118 filmes aparecem na montagem (número superior às 88 edições do prêmio até hoje). Isso porque, entre os anos de 1939 e 1967, a Academia distribuiu duas estatuetas anualmente nesta categoria: Melhor Fotografia em Preto e Branco e Melhor Fotografia Colorida (o que torna ainda mais maluco que esta seja a única categoria do Oscar em que nenhuma mulher foi indicada por seus feitos, como já falamos por aqui). A lista completa com todos os filmes reunidos no vídeo pode ser vista aqui.

Apocalypse Now GIF - Find & Share on GIPHY

Essa não é a primeira vez que a dupla do Burger Fiction percorre a história dos filmes premiados pela Academia. No ano passado, os videomakers também produziram um super compilado dos 87 longas vencedores do prêmio de Melhor Filme até então (em 2016 a estatueta ficou com Spotlight: Segredos Revelados) e todos os homenageados com a estatueta de Melhores Efeitos Visuais (que, no ano passado, ficou com Ex_Machina). Ambos podem ser vistos abaixo:

Publicidade