Clique e Assine por apenas 6,90/mês

Da tecnocracia ao tecnobrega

Descubra as conexões da tecnocracia ao tecnobrega

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 3 fev 2013, 22h00

Fabio Marton

Tecnocracia
É um ideal que prega o seguinte: os cargos públicos devem ser ocupados por técnicos, isto é, pessoas que possuam formação profissional na área em que irão trabalhar – e não por gente escolhida via indicação política. A ideologia tecnocrata está presente tanto em democracias quanto em ditaduras. Entre elas, a…

Ditadura Militar
Além do temor do comunismo, a outra justificativa que os militares apresentaram para o Golpe de 1964 foi a ineficiência e a corrupção do Estado. Contra isso, a ditadura se dizia tecnocrata, e nomeava técnicos para os ministérios. Mas eles promoviam as reformas que os generais achavam boas. Como a…

Zona Franca
Os generais tinham certa obsessão em povoar as regiões menos densas do Brasil – como a Amazônia, que eles queriam “integrar para não entregar”. A Zona Franca de Manaus é uma área em que as indústrias pagam menos imposto. Isso levou à instalação de mais de 500 empresas na região. Principalmente no setor de…

Continua após a publicidade

Eletrônicos
Os produtos da Zona Franca dominaram o mercado nos anos 80, quando era caro demais importar a maioria das coisas. A indústria nacional produzia todos os tipos de eletrônico, entre eles teclados, guitarras e sintetizadores. Esses instrumentos foram incorporados à música brega, dando origem ao…

Tecnobrega
Por volta de 1995, os paraenses aceleraram a música brega tradicional, que rebatizaram como brega pop. Com o uso cada vez maior de sintetizadores, o nome do estilo mudou novamente, para tecnobrega, nos anos 2000, e estourou de vez com a banda Calypso – que levou a tecnobreguice a todos os cantos do País.

Publicidade