GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De Ragnar a Neymar

Descubra as conexões de Ragnar a Neymar

Fábio Marton

Ragnar Lodbrok
Legendário guerreiro e pirata viking, Ragnar é celebrado em verso e prosa nas sagas nórdicas. Seu maior feito foi a invasão de Paris, no ano 845, quando ele comandou um grupo de 120 barcos e 5 mil guerreiros. Mas, 20 anos depois desse triunfo, Ragnar acabaria caindo em desgraça. Não muito longe, na…

Grã-Bretanha
Em 865, Ragnar naufragou nas costas da Nortúmbria, atual Inglaterra. Acabou preso e executado. Como vingança, seus seguidores invadiram o reino, detonando uma sequência caótica de invasões e guerras civis que só acabaria em 1707, com a fundação do Reino Unido. Que fez a Revolução Industrial e criou a…

Ferrovia
O escocês James Watt (1736-1819) criou o motor a vapor moderno e, em 1804, o galês Richard Trevithick (1771-1833) teve a ideia de usar esse motor para mover um vagão. Nascia a ferrovia. Uma invenção genial, que se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, trazendo consigo alguns imigrantes ingleses. Entre eles, o pai de…

Charles Miller
Filho de um engenheiro ferroviário escocês, Miller (1874-1953) nasceu em São Paulo e foi para a Inglaterra aprender a profissão do pai. Aprendeu a consertar trens e a jogar um tal foot-ball. Quando voltou, espalhou o jogo pelo Estado – inclusive Santos, onde terminava a ferrovia. E onde seriam revelados Pelé e…

Neymar
Assim como Pelé (nativo de Três Corações), Neymar não nasceu em Santos: é de Mogi das Cruzes. Mas, como era bom de bola, aos 11 anos foi adotado pelo Santos F.C., onde ganhou projeção internacional. E, assim como Ragnar, fez sua fama vestindo shorts – Ragnar Lodbrok quer dizer “bermuda peluda” em nórdico arcaico.