GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Detritos, mosquitos e outros agitos

Queria saber se é seguro colocar uma maçã inteira no mixer, já que as sementes dela contêm cianureto. Isabela Reis – São Paulo, SP

Ainda que haja registros de comas entre princesas abrigadas por mineiros anões, o cianureto presente nas sementes de uma maçã é irrelevante – só atordoa insetos, alvos desse repelente natural. De acordo com Alexandre Hoffmann, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho (que, veja só, também estuda maçãs), só vai sofrer efeitos nocivos quem ingerir acima 100 gramas de sementes – dá umas 500 sementes, ou 50 frutos. “Quem quiser se matar envenenado desse jeito vai ter trabalho”, diz Hoffmann, que não sugeriu métodos mais práticos de suicídio. Dito isso, Isa, tire as sementes antes de pôr frutas na centrífuga. Elas têm muito tanino, que é amargo e arruina qualquer receita. Oráculo: o amigo da dona de casa.

Minha amiga quer saber: de onde vem a expressão “8 ou 80”, que ela ouviu numa música da Pitty. Orlando Pereira Costa – Londrina, PR

Pitty, sempre instigante. A expressão era o nome de gameshow da TV Excelsior nos anos 70, em que os participantes concorriam a prêmios respondendo perguntas. Respostas parciais valiam apenas 8 pontos e as exatas, 80. Para dar um suspense, o apresentador dizia: “É 8 ou 80?” Se a sua amiga não gostar da resposta, bom… se vira nos 30.

Se a mulher do presidente é a primeira-dama. E quem é o marido da presidenta?
Thaiz Vieira – Taguatinga, DF

Primeiro-cavalheiro, olha que fofo. Como, até o fechamento desta edição, Dilma Housseff permacecia oficialmente solteira, o único primeiro-cavalheiro no horizonte é Fábio Vaz de Lima, há 21 anos no cargo de marido da pré-candidata Marina Silva.

Sou assinante de SUPER desde o nº 1. Pela 5ª vez, faço a mesma pergunta: como se formam as “trepidações” nas estradas de terra, as chamadas costelas?
Ricardo Lopes Rocha – Diamantina, MG

Ricardo, periga o asfalto ter chegado a sua rua antes desta resposta, mas ela veio. Para começar a costela, basta um primeiro obstáculo, qualquer montinho serve. Ao cruzar essa deformação, o automóvel pula e, quando cai, seu peso pressiona a terra mais do que o normal, cavando um buraco e formando um novo obstáculo. Por causa do efeito da mola de suspensão, a reação seguinte é um novo pulo, que será seguido de uma nova queda, e assim por diante. Como uma bola de futebol que quica, o carro vai reduzindo e aumentando sua tração, formando as costelas. O fenômeno é reforçado por automóveis que passam pelo mesmo local e reproduzem esses movimentos nos mesmos pontos. As costelas são o sonho de todo artista: uma obra coletiva, comunitária, interativa e totalmente integrada à natureza. 

Passei o feriado num camping com uma galera meio esquisita e… enfim, mosquitos podem transmitir HIV? Lauro Souza – Rio de Janeiro, RJ

Prêmio Nobel de Literatura por essas reticências, Lauro. Mas pode ficar tranquilo: não existe transmissão de HIV via insetos. Eis alguns motivos para acabar com a paranoia: 1) Insetos não injetam sangue, só sugam. 2) O HIV morre rapidamente fora do corpo humano. 3) Mosquitos que picam uma pessoa não costumam picar diretamente a do lado – preferem se isolar para a digestão. 4) A quantidade de vírus ingerida pelo mosquito é tão pequena que não permite a contaminação.

Pesquisei, mas não entendo. Como funciona a internet?
Higor Alexandre – Recife, PE

A internet só funciona na Coreia do Sul, no Japão e na Suécia. Nem adianta pesquisar, só indo lá para saber.