Rodrigo Rezende
Gênio
Arquimedes gritando eureca. Einstein rabiscando equações. É o que vem logo à mente quando alguém pensa em “gênio”. Mas sabe o que essas imagens têm a ver com a origem do termo? Nada. Para descobrir o significado original da palavra, é preciso voltar até os tempos de…
Roma
Uma porta, um vinhedo, um vulcão. Segundo os romanos, tudo isso possuía um “gênio”: uma segunda natureza divina que habitava objetos e pessoas. A crença caiu em desuso na Idade Média. Mas foi resgatada. Já no século 18, a palavra “gênio” ganhou o sentido atual. E inspirou a poesia de…
Humphry Davy
Aos 17 anos, Davy publicou o poema Filhos do Gênio, uma ode à genialidade de alguns filósofos e cientistas. Além de poeta, Humphry também era gênio: ele inventou o filamento incandescente de platina. Uma bela mão na roda para…
Thomas Edison
“Todo mundo rouba no comércio e na indústria. Eu mesmo já roubei muita coisa. Mas eu sei como roubar”, disse Edison certa vez. Quando entrou no laboratório de Wallace e Farmer em 1877, ele deu de cara com uma invenção que tinha de ser sua. E arrematou a fama de criador da…
Lâmpada
A lâmpada deixou Edison milionário (bilionário, em valores atuais). Tudo isso sem precisar esfregá-la para libertar “criaturas feitas de fogo sem fumaça” (Alcorão). Esses djinn habitam lâmpadas e realizam desejos. E são conhecidos no ocidente por um nome peculiar: gênio.