Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exposição mostra a economia de um jeito interativo e divertido

Mostra inaugurada em São Paulo refaz a trajetória econômica do Brasil nos últimos 50 anos - destacando o que mudou no consumo e na vida das pessoas

Por Exame.com
Atualizado em 12 jan 2018, 16h17 - Publicado em 12 jan 2018, 16h09

Como era o transporte na época dos seus avós? Quanto mudou no preço dos alimentos? Essa é exatamente a proposta de EXAMINANDO O BRASIL, exposição que apresenta a evolução da economia brasileira nos últimos 50 anos.

Gratuita, a mostra é uma ótima opção para as férias não só das crianças, mas de toda a família. São diversas atividades que permitem entender melhor o funcionamento de setores do país de forma lúdica e interativa. A exposição fica aberta ao público até fevereiro no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Com curadoria de Marcello Dantas, a proposta é oferecer uma exposição com linguagem jovem e acessível, que una diferentes gerações para entender, em experiências coletivas, como o país chegou até os dias atuais e quais são as propostas para que vá ainda mais longe.

“A mostra explora, com interatividade e participação, a experiência do brasileiro nos últimos 50 anos diante das transformações da economia, da indústria, da energia, da alimentação, da mobilidade, da infraestrutura e da educação, além de traçar alguns possíveis cenários para os próximos anos, tendo em vista o potencial que temos instalado”, explica Dantas.

O curador, que já atuou à frente de diversos projetos de sucesso — como 50 Anos de TV, Bossa na Oca, Água na Oca e muitas curadorias de arte contemporânea —, também foi diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa, da Japan House, do Museu das Minas e do Metal e do Pavilhão do Brasil na Expo Shanghai.

Continua após a publicidade

Para compor as histórias foram usados o acervo e o conhecimento da revista EXAME, que, desde 1967, vem ajudando a decifrar a dinâmica e os desafios de uma economia bastante peculiar como a brasileira.

“Ao envolver o visitante com um conteúdo que parece inicialmente árido, mas que, tratado de forma divertida e inteligente, é capaz de surpreender as pessoas, essa exposição quer desmitificar o conhecimento econômico e ajudar o visitante a entender o Brasil de hoje e a vislumbrar para onde o país está caminhando”, afirma André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial de EXAME.

Um mergulho na história

Na exposição será possível viajar por cinco décadas em experiências interativas, como o Espelho Demográfico. A imagem capturada do visitante inclui dados sobre como seria sua vida nas diferentes épocas dos últimos 50 anos — expectativa de vida, IDH, vida urbana e rural, prováveis problemas de saúde e renda per capita, entre outros.

Continua após a publicidade

O espaço, repleto de objetos do cotidiano, mostra também a chegada das novas energias em uma atração feita com ventiladores, na qual o visitante pode usar a lanterna de LED de seu celular para acionar os aparelhos; um armazém com diversas mercadorias e alimentos no qual é possível acompanhar a evolução dos segmentos da economia; uma caixa registradora que compara a transformação das moedas no último meio século; e uma dinâmica em formato de jogo para conectar todos os visitantes.

Para enfatizar a evolução na educação, a exposição apresenta, pela primeira vez no Brasil, uma novíssima tecnologia holográfica, que permite ao visitante interagir com objetos flutuantes no ar, sem o uso de óculos ou luvas.

EXAMINANDO O BRASIL

Quando: de 16 de dezembro a 4 de fevereiro. De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h; aos sábados, das 14h às 22h; e aos domingos, das 14h às 20h.
Onde: último andar do shopping JK Iguatemi – Av. Pres. Juscelino Kubitschek, nº 2.041, Itaim Bibi – São Paulo.

Continua após a publicidade

Conteúdo originalmente publicado em Exame.com

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.