GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ficção científica: Pé no espaço

Carla Aranha

Faltam poucos segundos para a Terra ser destruída. Os disco voadores já estão em posição de atacar. Em um pub da Inglaterra, Arthur Dent toma sua última cerveja até ser salvo do fim do mundo por seu melhor amigo: um alienígena que passava pela Terra para escrever um curioso guia das galáxias para pessoas descoladas. É o começo de uma das maiores aventuras siderais de todos os tempos. Arthur e seu amigo embarcam em uma nave, passeiam pelas galáxias e ganham novos companheiros. Suas peripécias são movidas pela física, filosofia e o mais fino humor britânico. Um dos maiores clássicos da ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias, primeiro livro da série iniciada em 1979 pelo inglês Douglas Adams, foi reeditado depois de anos fora das prateleiras nacionais. A editora promete em breve publicar as quatro continuações da obra. Já era hora..

O Guia do Mochileiro das Galáxias

Douglas Adams

Editora Sextante, 208 páginas, R$ 19,90

 

 

• Um filme com as aventuras de Arthur Dent e seus amigos começou a ser rodado em abril em uma geleira da Islândia. O ator John Malkovich fará o papel de Humma Kavula, um líder religioso alienígena criado por Adams especialmente para o filme. A estréia está prevista para 2005.

• Monty Python’s flying circus, o seriado de televisão do lendário grupo inglês de humor, teve alguns episódios escritos por Adams.

• Uma série de rádio na BBC em 1978 foi a origem das aventuras de Arthur Dent, antes mesmo de elas virarem livro. O sucesso foi tão grande que Adams resolveu transpô-las para o papel um ano depois. O livro entrou de imediato para a lista dos mais vendidos na Grã-Bretanha e rendeu a Adams, então com 27 anos, o prêmio de melhor escritor jovem do ano.

• Douglas Adams morreu de ataque cardíaco em 2001, aos 47 anos.