GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Gabriel García Márquez ganha homenagem de aniversário do Google

Gabo, como é carinhosamente conhecido pela América Latina, recebe de aniversário um colorido doodle do Google

O Google faz hoje homenagem ao escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez, que completaria nesta data 91 anos. O autor do clássico “Cem Anos de Solidão” é considerado um dos escritores mais importantes do século 20 e foi o primeiro colombiano a receber o Nobel de Literatura, em 1982.

Gabo, como é carinhosamente conhecido pela América Latina, recebe de aniversário um colorido doodle do Google, que remete ao imaginário de sua obra mais conhecida, “Cem Anos de Solidão”, publicada em 1967 e traduzida para 35 idiomas. O desenho mostra a cidade mágica de Macondo, onde reside a família Buendía, protagonista da obra.

O livro é o maior exemplo do gênero literário chamado de realismo fantástico, que converge o real e o imaginário.

Também conhecido pelo seu trabalho como poeta, jornalista e roteirista, Gabo morreu em abril de 2014, na Cidade do México.

Desenho do Google em homenagem a Gabriel Garcia Márquez para seu aniversário, feito pelo artista Matthew Cruickshank Desenho do Google em homenagem a Gabriel Garcia Márquez para seu aniversário, feito pelo artista Matthew Cruickshank

Desenho do Google em homenagem a Gabriel Garcia Márquez para seu aniversário, feito pelo artista Matthew Cruickshank (Google/Matthew Cruickshank/Reprodução)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Exame.com