Cultura

Jovem resolve seis cubos mágicos debaixo d’água e quebra recorde mundial

Vídeos de gente resolvendo o cubo mágico em questões de segundos já são triviais no YouTube. Mas e encarar o puzzle tridimensional debaixo d’água? Seis cubos de uma “respirada” só?

Foi isso que o georgiano Vako Marchelashvil, 18 anos, fez. Ele ficou submerso em um tanque de vidro por pouco mais de 1 minuto e 44 segundos, enquanto montava seis cubos mágicos. Tudo isso na frente de uma multidão, no parque aquático Gino Paradise, em Tbilisi, Geórgia.

Vako passou seis meses se preparando para quebrar o recorde anterior do Guinness, que era montar cinco cubos embaixo d’água. “Eu treinei muito planejando quebrar um recorde – e para garantir minha segurança, porque até mesmo um pequeno erro pode ser perigoso e prejudicar a vida”, disse à TV, depois do feito.

Veja também

Confira o vídeo:

Depois de observar a proeza de Vako, a Federação de Registros da Geórgia emitiu um diploma confirmando seu resultado. Eles enviarão suas provas para a sede do Guinness World Records para verificação.

Para quem sabe como o cubo mágico funciona, dá para resolver, usando o método básico, um cubo em menos de 2 minutos. Mas, seis cubos, embaixo d’água, em pouco mais de um minuto exige bem mais que técnica. Nem o recordista mundial Feliks Zemdegs conseguiria.