Livros

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 16 jan 2010, 00h00

Rigorosa desordem

Será que Deus joga dados? A nova Matemática do caos, Ian Stewart, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1991

Que a ordem se opõe ao caos é uma idéia comum — mas não exatamente correta. É possível encontrar irregularidades mesmo nos fenômenos mais bem comportados, como as batidas do coração. Por outro lado, há sistemas turbulentos, como uma corredeira, num rio, que seguem regras simples. Para tentar conjugar tais contradições é que surgiu a nova disciplina denominada caos — descrita nesse texto do matemático inglês Ian Stewart. Acostumado a escrever para a imprensa, o autor contorna as asperezas do raciocínio matemático e oferece um retrato fiel dessa importante novidade científica.

Pela proteção ambiental

Estações ecológicas, uma saga de ecologia e política ambiental, Paulo Nogueira Neto, Empresa das artes, São Paulo, 1911

Ex-titular da Secretaria do Meio Ambiente, no período de 1974 a 1986, o professor Paulo Nogueira Neto, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, conta a história das 26 estações ecológicas brasileiras, em âmbito federal, criadas a partir de 1981, descrevendo suas principais características de flora e fauna. Ao contrário dos parques nacionais e das reservas biológicas que devem ser protegidos sem sofrer modificações, as estações se destinam exclusivamente à pesquisa científica e à proteção de amostras daquelas reservas naturais e podem ser modificadas em até 10% de sua área. No capítulo dedicado às linhas marinhas, o autor apresenta uma relação das que já se tornaram e das que ainda deverão se tornar estações ecológicas.

Agenda do céu

Anuário de Astronomia 1992, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1992

Para quem gosta de observar o céu e se interessa em saber o que vai encontrar nele este ano, o anuário do astrônomo Ronaldo Mourão oferece um resumo completo dos eventos mais importantes na astronomia e na Astronáutica. Além da síntese dos acontecimentos e descobertas de anos anteriores, o leitor vai encontrar também algumas novidades: a inclusão de um Sumário e um Índice acumulados das notícias científicas publicadas desde 1982 a 1991, de uma agenda astronáutica e de um item sobre como se deve escrever numericamente uma data, de acordo com as recomendações da Organização Internacional de Padronização.

Dicionário de delícias

Frutas-Brasil, Silvestre Silva, Empresa das Artes, São Paulo, 1991

Do abacate à uvaia, eis um verdadeiro dicionário ilustrado, em português e inglês, das mais belas, variadas e apetitosas frutas brasileiras — 69 ao todo. Resultado de um trabalho de dez anos do fotógrafo mineiro Silvestre Silva — que se especializou em fotos e pesquisas na área de Botânica —, os verbetes resumem a história de cada fruta e apresentam ficha técnica com nome científico, local de origem e época de frutificação.