GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros

Luz sobre o continente

História Geral da África, Comitê Científico Internacional para a redação de um História Geral da África, Unescol Editora Ática, São Paulo, 199.

Trata-se de uma grandiosa obra sobre as diversas civilizações, sociedades e instituições africanas, sem os mitos e preconceitos que, segundo os coordenadores desse trabalho, ocultaram do mundo a verdadeira enciclopédia traz à luz a unidade histórica daquele continente e suas relações com os outros , especialmente as Américas e o Caribe. Por enquanto, estão disponíveis os volumes I, II, IV e VII. Ao todo, serão oito volumes, com artigos de historiadores de todo o mundo.

Revisão do tempo

Seta do tempo ciclo do tempo, Stephe Jay Gould, Companhia das Letras, São Paulo, 1991

Autor dos célebres O polegar do ponda e Vida maravilhosa, o paleontólogo americano Jay Gould volta-se aqui para análise do tempo geológico, ou seja, o tempo que está gravado nas profundezas das rochas. Para tanto, ele se debruçou sobre três obras fundamentais da Geologia: Teoria sagrada da Terra, de Thomas Burnett, escrita na década de 1680, Teoria da Terra, de James Hutton, escrita 100 anos depois, e Princípios de Geologia, de Charles Lyell, do início do século XIX.

Nascimento da Atlântida

Timeu e Crítias ou a Atlântida, Platão, Hemus Editora Ltda., São Paulo, 1991

Dois dos célebres diálogos de Platão, traduzidos pela primeira vez para o português, em que o filósofo ateniense, que viveu no século IV a.C., recria supostas conversas entre quatro pessoas: Sócrates, Timeu, Hermócrates e Crítias, o personagem central. É ele quem conta a história da Atlântida, uma ilha que teria desaparecido no oceano, sepultando com ela uma civilização exemplar cuja existência divide os historiadores. A primeira referência que se tem sobre esse povo desaparecido encontra-se na obra de Platão.

Época de ouro

História da vida privada, da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial volume 4, Geprges Duby e Philippe Áries, Companhia das Letras, São Paulo, 1991

Penúltimo volume de uma coleção de cinco, este centrado no século XIX, considerado a época de ouro da vida privada. O marco é a Revolução Francesa, em1987, e as transformações que ela desencadeou. A partir daí, os Estados nacionais se fortalecem, a industrialização e técnica avançam e os trabalhadores se organizam. Essa fase de modernidade se interrompe no início do século XX coma eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).