GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros com imagens em 3-D enganam o cérebro

Como são formadas as imagens em 3D que aparecem nos livros?

Por que quem enxerga com apenas um olho não consegue ver essas imagens?

Para enxergar em três dimensões, cada um dos olhos a mesma imagem, só que em uma posição diferente. Ê fácil perceber como isso acontece, diz o oftalmologista Elcio H. 5ato, da Escola Paulista de Medicina, se colocarmos um dedo a cerca de cinco centímetros da ponta do nariz e fecharmos o olho esquerdo, veremos o dedo em determinada posição. Quando fechamos o direito e abrimos o esquerdo, a sensação é o dedo mudou de lugar acontece porque cada olho em um angulo.
A imagem é registrada pela retina de cada olho que mensagens, por meio das vias óticas, para uma região dobro chamada lobo as duas informações prestadas e traduzidas como uma imagem com volume. Por pessoas com visão em apenas um dos olhos não conseguem ver em três dimensões, sejam elementos reais ou impressão em papel.

Os livros que simulam a imagem em três dimensões, chamada estéreo grama, enganam o cérebro. Por meio de matemáticos e com ajuda computador, cada um dos dois pontos (um visto pelo olho direito e outro pelo esquerdo) necessários para formar uma imagem em três dimensões é ficado. O processo é repetido para cada ponto da imagem e impresso em uma superfície. Os pontos correspondentes são pintados da mesma cor. Quando se olha essa imagem de forma normal, aparece apenas um imenso embaralhado.

Para se ter a sensação de terceira dimensão é preciso que cada um dos olhos veja os pontos correspondentes à mesma imagem separadamente. Isso é possível se desfocarmos a visão. Quando essa informação é enviada ao cérebro,ele interpreta como uma imagem tridimensional.