Música: Úteis e fúteis
Um guia dos produtos básicos para quem quer produzir música eletrônica em casa
O produtor gaúcho Philip Braunstein, de apenas 18 anos, deixou a casa dos pais em Porto Alegre. “Minha mãe vivia pedindo para eu abaixar o volume”, diz Philip. Aí não dá mesmo. Ainda mais se você passar o dia produzindo tecno – como Philip. Considerado uma grande promessa das pistas nacionais, Philip tem um live PA que já bombou festas de respeito. Convidamos o prodígio dos pampas para apresentar alguns itens básicos para produzir. Mas ele avisa: para fazer música, o importante não é o que você tem nas mãos, e sim o que tem na cabeça.
01. Fone AKG 240
Fabricante: AKG
Preço: 600 reais
“Fones são uma boa opção para quem não pode investir em monitores – ou não pode fazer barulho. Você toma decisões importantes com base no som que sai do fone.”
02. Teclado controlador Ozone
Fabricante: M-Audio
Preço: 1 600 reais
“Um teclado controlador MIDI facilita muito a produção de músicas apenas com software. Os botões giratórios facilitam o controle dos instrumentos virtuais (muito melhor que usar o mouse). Além disso, o Ozone já tem uma placa de som com pré-amplificadores embutidos e se conecta ao computador por um único cabo USB.”
03. Ibook 900
Fabricante: Apple
Preço: 7 500 reais
“Laptops Apple ainda são os preferidos pelos produtores de música. São estáveis, o que é fundamental para se apresentar ao vivo. E têm um lindo design. Este modelo tem 40 Gb de disco rígido e gravador de CD. Sonho de consumo.”
04. Daware Fire
Fabricante: Quanta Music
Preço: 3 030 reais*
“Na verdade, qualquer computador pode ser usado para produzir música. Com este modelo, dá para trabalhar com folga. Tem um processsador de 1,7 GHz e um disco rígido de 40 Gb.”
05. Studiophile BX5
Fabricante: M-Audio
Preço: 2 800 reais
“Monitores de referência serão meu próximo investimento. Ouvir as produções em caixas de som ·imparciais· é muito importante. Se o som estiver bom num monitor de referência, vai soar bem nos fones de walkman, num aparelho de som doméstico e nas caixas potentes de um grande clube. Isso é fundamental.”
06. Reason 2.5
Fabricante: Propellerhead
Preço: 1 200 reais
“Esta é a mais recente versão do faz-tudo dos softwares de produção de música. Está tudo aqui: seqüenciador, sintetizadores, samplers virtuais e efeitos. É relativamente fácil de usar, e a interface é muito intuitiva. Os módulos têm a cara dos equipamentos em hardware. A idéia é muito boa.”
07. Reaktor
Fabricante: Native Instruments
Preço: 900 reais
“O Reaktor é o campeão dos sintetizadores virtuais. É modular, ou seja, você tem vários blocos e pode combiná-los à vontade. É usado pela maioria dos produtores.”
08. Kontakt
Fabricante: Native Instruments
Preço: 800 reais
“O Kontakt é um dos programas que estão ajudando a matar de vez os samplers de hardware. Ele faz o mesmo que um equipamento ·de verdade·, mas muito mais rápido e com muito mais recursos.”
09. Cubase SX
Fabricante: Steinberg
Preço: 2 800 reais
“O Cubase SX é um dos softwares mais usados para criar e gravar produções domésticas. Além do seqüenciador, ele aceita programas auxiliares (plug-ins). Isso faz do Cubase um programa muito versátil.”
* Inclui o sistema operacional Windows XP. Não estão incluídos no preço o monitor nem os programas de produção