PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O diabo fala em versos

O livro, do poeta inglês John Milton, trata sobre a rebelião de Lúcifer, o pecado original e a queda de Adão no Paraíso

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 31 jul 2003, 22h00

Francisco Botelho

Obra-prima do poeta inglês John Milton (1608-1674), O Paraíso Perdido é um desses livros cujo maior fascínio é a ambigüidade. Desde muito jovem, seu autor acalentou o projeto de compor um grande poema épico, que se comparasse à Ilíada de Homero e à Eneida de Virgílio. Ao longo da vida, Milton procurou por um tema que se adequasse a seu talento e sua ambição: encontrou-o, por fim, nas tradições cristãs sobre a rebelião de Lúcifer, o pecado original e a queda de Adão.

No entanto, o que deveria ser uma grande parábola religiosa tornou-se uma involuntária obra-prima da literatura fantástica, povoada por anjos belicosos, demônios contemplativos e um Deus gloriosamente mal-humorado. Em meio a esse maravilhoso pesadelo, os propósitos moralizantes do autor são constantemente empalidecidos pela fúria de sua imaginação absurda e sublime.

O centro dramático da obra não é a revelação divina, mas a rebelião satânica: atormentado por sua própria malevolência, mas incapaz de escapar a ela, o Satanás de Milton está mais próximo dos heróis da tragédia grega que dos híbridos vilões das fábulas medievais. Esse demônio demasiado humano tem eloqüentes crises de consciência, espanta-se perante a beleza do Paraíso e chega a simpatizar com as criaturas que está prestes a perverter. Espécie de guerreiro-filósofo condenado ao infortúnio, ele foi descrito pelo crítico Harold Bloom como um dos personagens mais shakespearianos de toda a literatura.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.