GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O jornalismo é um grande jogo

Sérgio Gwercman

E se a gente pegasse a capacidade de apuração da SUPER, juntasse com a mecânica de um game e fizesse um jogo jornalístico? A ideia apareceu na cabeça do Rafael Kenski, então nosso editor de internet, lá pelo final de 2008. Pareceu sensacional – e era mesmo: deu origem ao Ciência contra o Crime, um game de detetive baseado nas técnicas mais modernas de investigação forense. Quem jogou (e muita gente jogou) gostou.

(Aqui uma confissão: na época a gente achou que tinha acabado de inventar uma coisa revolucionária com os tais jogos jornalísticos. Até que 6 meses depois um pesquisador publicou um texto dizendo que a SUPER estava entre as publicações que melhor utilizavam newsgames no mundo. E assim descobrimos que nossa invenção já tinha sido inventada. Perdemos os louros, mas ficamos contentes com o elogio que recebemos.)

Três anos depois, os newsgames da SUPER estão entre o que há de mais bacana na internet brasileira. Fred Di Giacomo, atual editor do site, é um dos maiores especialistas do mundo no assunto. A equipe dele, formada por Otavio Cohen, Ana Prado, Kleyson Barbosa e Daniel Apolinário, já levou os leitores para conviver com os pracinhas na 2ª Guerra, desbaratar uma quadrilha de mafiosos modernos e testar a intuição. Em Filosofighters, a mais recente (e minha favorita) criação deles, você pode resolver no braço todos os problemas da filosofia: escolha seu pensador favorito, o seu inimigo, e lute. Os golpes serão baseados nas ideias do seu filósofo (dá para acessar todos esses jogos na área de multimídia do site da SUPER).

Agora a novidade: estamos levando um pedaço desse universo para o Facebook. Basta curtir nossa página para acompanhar o lançamento de Quiz City, um jogo em que você pode construir sua cidade e ganhar umas ajudinhas extras se responder a testes de conhecimento. Está imperdível. A gente não conhece nada muito parecido no mundo – e batizamos a empreitada de social newsgame. Vamos ver quanto tempo demora para um pesquisador dizer que tem um nome melhor.
Um grande abraço.