GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O labirinto do conhecimento

A cada dia, mais de 20 000 novos itens são adicionados ao acervo, que começou com a biblioteca particular de Benjamin Franklin.

A maior coleção de livros do mundo pertence à Biblioteca do Congresso Americano, fundada em 1800, em Washington. São cerca de 121 milhões de volumes que ocupam 853 quilômetros de estantes. Além de livros impressos, a biblioteca reúne manuscritos, fotografias, músicas, filmes e recursos audiovisuais. A cada dia, mais de 20 000 novos itens são adicionados ao acervo, que começou com a biblioteca particular de Benjamin Franklin. Ali estão catalogados livros em 460 línguas, o que faz dessa biblioteca a maior fonte de pesquisas do planeta. Para manter-se atualizada, conta com sucursais espalhadas por 60 países (inclusive o Brasil), com funcionários responsáveis por pesquisar e coletar material.

• A primeira biblioteca de que se tem notícia foi idealizada pelo faraó Ramsés II, há 3 000 anos. O rei egípcio chamava poeticamente sua coleção de papiros de “remédios da alma”.