GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Processo

Franz Kafka

NOME ORIGINAL_Der Prozess (antiga Tchecoslováquia)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Brasiliense; 1988

 

DO QUE TRATA

Na manhã de seu 30º aniversário, o bancário Josef K. é detido em seu quarto e acusado de ter cometido um crime. Sem nunca saber o motivo da acusação, K. passa por todo o processo judicial que se desenrola de forma cada vez mais absurda durante exatamente um ano. Na véspera de seu aniversário de 31 anos, K. é executado por dois homens, aos quais não opõe resistência.

QUEM ESCREVEU

De origem judaica, Kafka (1883-1924) teve uma infância difícil em Praga, cidade onde nasceu. Tudo por culpa do pai, descrito pelo autor como severo, rígido e até violento. Formado em Direito, passou a vida ocupando cargos burocráticos em companhias de seguros. Sofria de insônia, tinha várias doenças e sempre foi um solitário. Morreu de tuberculose num sanatório perto de Viena. Todas as suas obras foram publicadas postumamente – contrariando o desejo do autor de que seus escritos fossem destruídos completamente.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O pesadelo kafkiano de O Processo parece à primeira vista irreal, as é na verdade uma representação genial das ansiedades e opressões por que passava o homem naquele período do século 20. Acuado diante de uma Europa em crise, à beira de uma Guerra Mundial, ele se vê diante de uma acusação sem nem saber o motivo. Tudo a sua volta é amedrontador – tanto que, em outra obra-prima do autor, o protagonista acaba virando uma barata (A Metamorfose). Kafka expõe as angústias da sociedade de uma forma como nunca antes havia sido feita, atingindo com agudeza e universalidade nossa condição humana.