GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que esperar de Aliança do Crime, filme estrelado por Johnny Depp que estreia hoje

Longa baseado no livro homônimo, conta a história de uma aliança entre mafiosos e a FBI no sul de Boston, EUA.

Nesta quinta (12), chega aos cinemas Aliança do Crime. O filme é o novo longa dirigido por Scott Cooper, que cuidou de Coração Louco, em 2013, e garantiu de dois Oscars.

Baseado em livro de mesmo nome, que conta história verídica passada nos anos 1970,  Aliança do Crime fala sobre a vida do irlandês James Whitey Bulger (Johnny Depp), irmão de um senador do estado de Massachussets, nos Estados Unidos, e um dos criminosos mais famosos da história de Boston. O roteiro gira em torno do confronto entre mafiosos italianos e Bulger, trama que se desenvolve enquanto personagem de Depp – com uma maquiagem envelhecida, peruca e lentes, se envolve com o amigo de infância e agente da FBI, John Connoly, que o convence a colaborar como informante.

Na vida real, Bulger passa longe do carisma de seu intérprete nos cinemas. O protagonista cometeu 19 assassinatos, e foi julgado por mais de 30 diferentes delitos. Ele também é acusado de ser o responsável pelo crime conhecido como “Dama de Dunes”, onde uma mulher, após ser violentada e morta, teve seu corpo mutilado para impedir identficiações. Bulger também mantinha relações com o IRA. O americano chegou a enviar armas, munições, e explosivos C-4 para o grupo terrorista irlandês.

Apesar de ser a primeira adaptação da biografia do criminoso para um longa de ficção, ele já havia sido combustível para produções culturais. Bulger serviu de inspiração para o personagem Frank Costelo, intepretado por Jack Nicholson, no filme Os Infiltrados, de Martin Scorsese. Bulger também já foi citado na série Homeland, e, em 2014, sua história foi contada no documentário Whitey: United States of America v. James J. Bulger.

O longa agora é uma das apostas da Warner, que produz o filme, para o Oscar. Parte da crítica acredita que essa pode ser a chance de Depp garantir seu primeiro Oscar. A reposta mesmo só sai no dia 28 de fevereiro de 2016, quando acontece a 88ª edição da cerimônia.

Dá uma olhada no trailer do filme: