Fábio Marton
JóÉ um personagem bíblico que perdeu a fortuna, a família e até a saúde, mas preservou a fé – para depois ser recompensado em dobro por Deus. A história de Jó é contada no judaísmo, no cristianismo e no islamismo – neste último, com direito até a uma fonte da juventude. Que ficaria na atual cidade israelense de…
Ashkelon
Localizada na costa do Mediterrâneo, a cidade foi parte dos impérios grego, romano, persa, egípcio, turco e, finalmente, britânico. Em 1948, Israel conquistou a cidade dos árabes que, mesmo sob domínio estrangeiro, viviam ali há séculos. Os habitantes tiveram de sair e viraram refugiados, o que impulsionou o…
Nacionalismo árabe
Ele já existia, mas ganhou força após o conflito com Israel. O nacionalismo árabe era um movimento secular, que pregava a união dos povos árabes e buscava modernizar as sociedades do Oriente Médio. Ele atraiu muitas mentes brilhantes da geração dos anos 50. Entre elas, um professor sírio chamado…
Abdul Fattah Jandali
Filho de milionários, Jandali estudou direito e ciência política na Universidade da Síria. Apesar de ser nacionalista e antiamericano, ele foi para os EUA continuar os estudos – e lá conheceu Joanne Simpson, com quem se casou. A união foi condenada pelo pai da moça, e o casal entregou seu primeiro filho para adoção. Ninguém menos que…
Steve Jobs
Adotado por uma família pobre, ele teve de se virar. Na faculdade, dormia no chão e catava latinhas vazias. Em 1976 fundou a Apple, empresa da qual acabaria expulso em 1985. Em 1997, foi chamado de volta e transformou a Apple na potência que é hoje. Como Jó, Jobs passou por provações – mas acabou recompensado.