Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

O que São Paulo e a Califórnia têm em comum?

Os estados são os mais ricos de suas nações: em 2002, a Califórnia gerou 14,5% do Produto Interno Bruto americano (1 503 trilhões de dólares) e São Paulo, 34,95% do brasileiro (302 bilhões de dólares).

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 dez 2003, 22h00

Iara Crepaldi

Califórnia e São Paulo têm muito em comum, guardadas as devidas proporções. Os estados são os mais ricos de suas nações: em 2002, a Califórnia gerou 14,5% do Produto Interno Bruto americano (1 503 trilhões de dólares) e São Paulo, 34,95% do brasileiro (302 bilhões de dólares). Conseqüentemente, são grandes investidores em tecnologia. O Vale do Silício californiano, ao redor da Universidade Stanford, é o berço da internet e um dos principais produtores de alta tecnologia do mundo. Nos arredores da Unicamp (interior de São Paulo), o “Vale do Silício brasileiro” abriga, em 21 municípios, mais de 110 empresas de tecnologia – como IBM, Compaq e Lucent –, responsáveis pelo primeiro chip de computador nacional e por um PIB de 60 bilhões de dólares em 1991 (9% do brasileiro e igual ao do Chile). Maior produtora mundial de cana-de-açúcar e álcool, a região de Ribeirão Preto detém um dos maiores índices de qualidade de vida do país – por isso, é conhecida como a “Califórnia Brasileira”.

Ricos, os estados atraem imigrantes e são populosos. São Paulo tem 36 milhões de habitantes, a Califórnia, 35 milhões. Um entre quatro moradores da Califórnia não é americano. São Paulo recebeu, entre 1882 e 1978, 2,5 milhões de imigrantes de 60 etnias. Cosmopolitas, esses estados são os de maior representatividade homossexual em seus países. São Paulo tem a terceira maior parada gay do mundo (800 mil pessoas em 2003). A maior é a de São Francisco, Califórnia, com 1 milhão de participantes (a segunda é a de Toronto, Canadá).

Atualmente, o crescimento do skate fortalece outro paralelo entre os estados. Criado na Califórnia nos anos 60, o esporte encontrou em São Paulo seu principal público. Atualmente, assim como a Califórnia nos Estados Unidos, São Paulo é maior centro de skate no Brasil. A capital do estado abriga a maior pista coberta da América Latina e lançou dois campeões mundiais: Sandro Dias (2003) e Carlos de Andrade (2000).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.