GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os escritos que moveram o mundo

Como um livro pode mudar a humanidade? Mudando a forma de pensar dos que o lêem. Um livro mostra uma nova visão que, conseqüentemente, traz novas atitudes que moldam a existência com o passar dos tempos. Foram livros que criaram as bases de todas as ciências.

Foram livros que solidificaram o posicionamento do homem sobre ele mesmo, sobre a existência de Deus, sobre a política, sobre seus próprios sentimentos, sobre a loucura, etc. Criaram-se a medicina, a matemática, a literatura, a astronomia e muito mais com os livros. Pessoas foram presas ou mortas, governos foram destruídos, a economia evoluiu, países ganharam destaque, religiões dissipadas. Um livro pode provar que o governo é injusto, pode fazer multidões se revoltarem, se emocionarem, se inspirarem, porque é, principalmente, nos livros que se concentra a história do pensamento e dos sentimentos.

A história da humanidade é contada em palavras desde os primórdios da criação da escrita. Os chineses já organizavam símbolos desde o ano 5000 a.C., quando foram feitos os primeiros esboços do que se tornou O Livro das Mutações, muito depois. Estudiosos da linguagem contam que foi aproximadamente no ano 4000 a.C. que apareceu o primeiro alfabeto. Em seguida, a partir do ano 3250 a.C., surge a chamada escrita cuneiforme, em que eram gravadas figuras sobre tábuas de argila, e depois a escrita hieroglífica, pela civilização egípcia. O alfabeto latino passa a ser formado a partir do ano 3000 a.C. e o livro mais importante que aparece depois disso é a Bíblia.

Dos primórdios, até hoje, milhares de livros se acumularam nas bibliotecas de todo o mundo. Felizmente a grande maioria dos livros que tiveram importância crucial são possíveis de ser encontrados. Grandes, pequenos, difíceis ou fáceis, eles foram sintetizados nesta edição para que a história do homem continue não passando em branco.