PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quando Lost chegar ao fim

Há 5 anos, a série criou a forma como vemos TV hoje. Em maio de 2010, seu último episódio vai transformar tudo de novo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Texto Enrique Tordesilhas

O último episódio da 5ª temporada de Lost foi exibido nos EUA em 13 de maio. Nas horas seguintes, milhares de brasileiros baixaram os arquivos da série – hábito pirata que ela mesma ajudou a popularizar. Mas houve um pequeno grupo que não precisou esperar pelo download. Seus integrantes assistiram ao vivo, pela internet, através do site Justin.tv. Mais uma vez, Lost mudava a forma como vemos televisão.

Oficialmente, o Justin.tv é um site de lifecast. Foi criado para fazer transmissões ao vivo por webcam – uma resposta ao YouTube, que exibe clipes pré-gravados. Hoje, atinge 41 milhões de espectadores únicos por mês. A ideia inicial era transformar o mundo em um grande Big Brother. Não demorou para piratas começarem a retransmitir TV. Um dos usos comuns é a transmissão de futebol. Qualquer pessoa pode acompanhar seu time pela web.

Com a transmissão ao vivo permitindo que gente do mundo todo assista aos episódios de Lost ao mesmo tempo, o último capítulo se torna um evento global. Ao mesmo tempo em que assistem, os espectadores escreverão suas impressões no Twitter, no Facebook e em blogs, e os últimos mistérios serão desvendados coletivamente, em tempo real. Tanta gente vendo TV ao mesmo tempo é comum em programas esportivos, como a transmissão da Fórmula 1, mas o entretenimento televisivo ainda não tinha chegado lá. Com o Justin.tv e o fim de Lost, assistir a uma série será como uma grande première global – mas na sua casa.


+ 17 mil dvds em uma hora

Para Lost mudar a TV de novo, vai precisar vencer uma barreira tecnológica, que é a banda necessária para transmitir streaming pela internet. Atualmente, a plataforma do Justin suporta até 177 gigabytes por segundo – o equivalente a quase 17 mil dvds por hora. Mesmo assim, o sinal oscila, por causa de fatores que vão desde o excesso de demanda do site até a instabilidade da rede dos usuários.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.