GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Que língua falam os Guardiões da Galáxia?

Inglês não é o idioma oficial do Universo – os heróis usam outra estratégia para se entender

Guaxinins especialistas em aeronaves? Sem problemas. Criaturas com aparência de árvore humanoide com vocabulário limitado? Só amor. Em um universo em que cabem tantas espécies alienígenas diferentes, o grande mistério que paira no ar desde o lançamento de “Guardiões da Galáxia” (2014) é entender como, entre planos de destruição ou contraestratégias para salvar os planetas, todos estes heróis e vilões arrumaram tempo para fazer um cursinho de inglês. A boa notícia é que eles não precisaram.

A verdade é que a resposta para o tal “mistério” já estava no filme, disponível para os olhares mais atentos. Mas, questionado por um fã mais avoado, o diretor e roteirista do longa James Gunn resolveu dar uma mão. 

“Por que todo o mundo em Guardiões da Galáxia inexplicavelmente fala inglês?”
“Eles não falam. Existe um implante tradutor na cabeça deles, como se vê em Quill na cena de identificação na prisão
.” 

A explicação, pra lá de prosaica, é que Peter Quill (a.k.a. Star Lord) consegue entender seus quatro companheiros – e todos os outros alienígenas de espécies diferentes que encontra por lá – graças a um aprimoramento: um implante tradutor no pescoço. E é através dos olhos – ou, mais especificamente, dos ouvidos – do meio-humano estadunidense (o único dos cinco heróis a ter esse aprimoramento) que acompanhamos a aventura. O que, de quebra, parece ser uma piada involuntária (segundo dados de 2012, apenas 18% dos americanos falam um idioma diferente do inglês), já que todo o resto do universo é, aparentemente, poliglota – ou tem um peixe Babel no ouvido, vai saber.

A informação pode ser vista quando os heróis são capturados e levados à prisão Klyn:

Aprimoramento: implante tradutor no pescoço.

 

Aprimoramentos: apêndices cibernéticos, implantes oculares e respiratórios, sistema neurológico aprimorado.

 

Aprimoramentos: musculatura reforçada, pele resistente a impactos, regeneração celular aumentada.

 

No caso de Rocket Raccoon, a ficha criminal do mamífero geneticamente modificado rouba o espaço da lista de aprimoramentos: são 13 acusações de roubo, 14 acusações de fuga da prisão, 7 acusações de atividade mercenária e 15 incêndios criminosos.

 

Aprimoramento: habilidades de dança aumentadas.