GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem foram os druidas?

A principal fonte sobre os druidas é o próprio imperador Júlio César, que conta que eles tinham o privilégio de não pagar impostos e nem servir ao exército.

Rodrigo Cavalcante

(Milton Bratfisch Júnior, Araraquara, SP)

Eles formavam a classe de sacerdotes entre os celtas, povo originário da Europa oriental que, no primeiro milênio a.C., se espalhou por quase todo o continente, até a Grã-Bretanha. “Os druidas eram considerados intermediários entre os homens e os deuses e atuavam também como juízes, magos e professores”, afirma Pedro Paulo Funari, professor de História e Arqueologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Como os celtas não deixaram obras escritas – apenas inscrições em objetos como taças e moedas – o que sabemos sobre eles vem de relatos dos romanos, surpresos com o fato de os druidas serem sacerdotes em tempo integral – pois em Roma essa função era acumulada por políticos, generais e magistrados”, diz o historiador.

A principal fonte sobre os druidas é o próprio imperador Júlio César, que conta que eles tinham o privilégio de não pagar impostos e nem servir ao exército. Seus rituais incluíam sacrifícios humanos e, principalmente, o culto à natureza, toda ela considerada encantada por espíritos das árvores, bosques, lagos, fontes, cachoeiras e animais.