Fabiano Onça
O Gosto da Guerra
José Hamilton Ribeiro
Editora Objetiva, 144 páginas, R$ 19,90
Poucas vezes pode-se ler um relato de guerra tão comovente como o de José Hamilton Ribeiro, que cobriu o conflito do Vietnã. Os ataques a civis, o terror psicológico de vietcongues invisíveis e até o acidente que lhe custou a amputação da perna, está tudo lá. Pena que dure apenas 144 páginas.
Frase: “Reexaminei a situação. A perna direita estava lá. A esquerda também, ainda mais que eu sentia todos os dedos do pé esquerdo e até podia coçar uns com os outros” (do autor, minutos após pisar em uma mina e perder a perna esquerda).
Para quem: gosta de história bruta, contada por quem esteve lá.
• Após 40 dias no Vietnã, já com o trabalho encerrado, Hamilton decidiu acompanhar o fotógrafo Shimamoto na busca pela foto que ilustraria a capa da revista Realidade, de 1968. A imagem escolhida seria a do próprio Hamilton, pouco após pisar na mina. No ano seguinte, ele publicou o livro com seu diário na guerra.
• 27 anos depois, numa reportagem para a TV Globo, Hamilton voltou ao local onde perdeu a perna. “Angústia, decepção, uma certa desesperança. Acabei passando vários dias sem dormir. O meu Vietnã começou a doer”, contou.
• José Hamilton é de longe, o jornalista mais premiado do país. Tem 7 prêmios Esso – o mais importante do jornalismo brasileiro.