GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

SUPER conversa com os criadores de Rio

Cansados do mundo glacial, os criadores de A Era do Gelo I e II decidiram transformar a capital carioca no cenário de um novo filme, estrelado pelo papagaio Blue

Carolina Cimenti

Cansados do mundo glacial, os criadores de A Era do Gelo I e II decidiram transformar a capital carioca no cenário de um novo filme. Criaram um personagem brasileiro, o papagaio Blue (que é capturado por ladrões de animais selvagens e adotado por uma americana) e desenvolveram uma trama que traz o pássaro domesticado de volta para a selvagem vida urbana carioca. O filme se chama Rio, e a SUPER foi conversar com os criadores da nova animação para descobrir como eles transformaram a cidade maravilhosa em desenho animado.

Rio – O Filme, 15 de abril nos cinemas.

Obra de artista
Engana-se quem acha que o computador faz o trabalho.

1. Tirar a foto

O primeiro passo é escolher uma imagem, na qual é definido o ângulo pelo qual a cena será filmada. O principal está aqui, como a vista do Cristo Redentor, mas não as sombras e o jogo de luz.

2. Ilustrar à mão
Tudo o que não reflete luz (as nuvens, por exemplo) é retirado. Aqui se adiciona sombra, cor e reflexo. Note o brilho do sol no mar. Tudo isso é feito à mão por um animador. O foco fica concentrado em apenas alguns objetos.

3. Finalizar
Agora é hora de adicionar os detalhes. O que falta? As nuvens, o céu e as cores realistas (repare que antes o céu estava preto). Agora a cena não se parece mais com um desenho. Cada quadro do filme recebe o mesmo tratamento.

Papo com o Pai do Rio
Carlos Saldanha, diretor do filme:

O Rio de Janeiro da animação é um Rio de mentirinha ou é o Rio de verdade?
Eu tentei recriar não só a natureza, mas também as partes urbanizadas. Por exemplo, selecionamos 10 estilos arquitetônicos que predominam no Rio, mesclamos tudo e colocamos sobre a cidade desenhada. Você não vai conseguir encontrar o seu edifício na animação, mas vai ver vários parecidos.

Como você fez isso?
Li mais de 50 livros. Depois imprimimos mapas da cidade no Google Maps e estudamos a topologia da área, mas aí chegou uma hora que faltava algo…

O quê?
Faltava ir lá. Levei 6 desenhistas e animadores e fomos passar o Carnaval na cidade.

Depois do carnaval ficou mais fácil?
Muito mais fácil. Como nenhuma dessas pessoas conhecia o Rio, foi legal ver o que chamava a atenção. Por exemplo, todos se surpreenderam quando viram coco verde. Eles pensavam que coco é marrom. Então decidimos adicionar isso ao filme.

Quais foram os desafios de animação?
É difícil recriar pena de pássaro, por exemplo. Mas o maior desafio foi animar o Carnaval: tudo tem movimento e brilha! Começamos a trabalhar nessas cenas, mas elas foram as últimas a terminar!