GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

“The Sketchbook Project” disponibiliza online 17 mil cadernos de artistas de 135 países

Artistas em busca de inspiração – ou interessados em compartilhar com o mundo seus traços e processos manuais – vão gostar de conhecer o The Sketchbook Project. Realizada por um grupo de artistas dedicados à concepção e ao desenvolvimento de projetos colaborativos, a iniciativa reúne mais de 30 mil cadernos de artistas de mais de 130 nacionalidades. Quem estiver de passagem por Nova York pode conferir o acervo completo na Brooklyn Art Library, mas não é preciso cruzar fronteiras para explorar: atualmente, 17 mil cadernos podem ser folheados na biblioteca virtual do projeto.

A ideia é dar asas à imaginação analógica de artistas de todo o mundo, que podem rechear seus caderninhos com desenhos, pinturas, fotografias, serigrafias, xilogravuras, litografias, gravuras, colagens, pop-ups etc. Para facilitar a navegação pelo robusto acervo, todas as obras são catalogadas por temas e tags de assuntos, localização e técnicas – atualmente, o acervo digital conta com obras de 36 artistas brasileiros.

A coleção colaborativa começou a ser formada em 2006. Para participar, os artistas interessados pagam uma quantia (28 ou 63 dólares) para receber em casa um caderno com código de barras em que poderão trabalhar – quando concluídas, todas as obras passam a integrar o acervo físico permanente do projeto. Quem escolher pagar o valor mais alto, garante que livro seja digitalizado e disponibilizado também para visualização online sob licença não-comercial Creative Commons.

 

[via Open Culture]