PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Valor simbólico

Antes da invenção da moeda, os pagamentos eram feitos com mercadorias em espécie, como carneiros, porcos, sal, conchas e peles.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

As primeiras moedas foram cunhadas na Lídia, berço de uma importante civilização que floresceu na região da Anatólia, atual Turquia, por volta do século VII a.C. Espalharam-se rapidamente como uma grande novidade nas cidades do Mediterrâneo, sendo adotadas como uma forma ideal para o comércio. Antes da invenção da moeda, os pagamentos eram feitos com mercadorias em espécie, como carneiros, porcos, sal, conchas e peles. A palavra salário, por exemplo, surgiu da porção de sal que era dada como pagamento na Roma antiga, antes da introdução da moeda. Com o tempo, lingotes de metais passaram a substituir essas mercadorias – por serem mais duráveis, mais fáceis de carregar e por poderem ser fundidos em diferentes pesos, facilitando a barganha nos mercados. Dos lingotes para as moedas foi outro passo importante porque, nas moedas, o valor já não equivalia ao peso – a impressão do rosto do soberano (governador, rei ou imperador) num dos lados é que passou a garantir o valor de face, como se fosse um cheque assinado. Esse é o princípio que regula a moedas ainda hoje.

• As moedas de ouro mais antigas, cunhadas provavelmente por volta do século IV a.C., foram encontradas no templo grego de Éfeso, dedicado a Ártemis, erguido na atual Turquia.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.