GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros Superimportantes

Sínteses de livros interessantes

A viagem tóxica 

Doces venenos, conversa e desconversas sobre droga
, Lídia Rosemberg Aratangy, Editora Olho d’água, São Paulo, 1991

A autora, bióloga e terapeuta familiar, interpretam contos de fadas, apela para fatos do cotidiano, fornece explicações sobre fisiologia no organismo – vale tudo para desvendar o fenômeno das drogas. Numa linguagem abre informal, ela esclarece como cada uma dessas substancia age no cérebro. Assim, fica fácil entender, por exemplo, por que a maconha deprime o sistema nervoso, por que se morrer com uma única dose de cocaína, como os primeiros goles de bebidas alcoólicas dão a ilusão de afastar a timidez ou, ainda, como o LSD provoca alucinações. O texto arranca de vez a magia que envolve as drogas mostrando que seus efeitos são pura biologia.

 

 

 

 

Retrato de uma vida, Sir Richard Francis, Edward Rice, Companhia Da Letra, São Paulo, 1991

Explorador, cientista e agente secreto, o capitão inglês Richard Francis Burton (1821-1890) viveu entre os quatros continentes. Entre outras coisas fez peregrinação a Meca e foi um dos primeiros europeus a procurar nas nascentes do Rio Nilo, no coração da África. Responsável pela instrução no Ocidente de uma escandalosa tradução as Mil e uma noites, Burton tornou-se uma das figuras mais singulares do século passado. Susa Fascinante biografia, marcada pela buscava de conhecimentos e aventuras, é retratada por Edward Rice que, para escrevê-la, pesquisou durante dezoito anos.

 

 

 

 

 

Pioneiro renascentista 

A cultura do Renascimento na Itália, Jacob Burchhardi, Companhia da Letra, São Paulo, 1991.


Publicada em 1860, esta é a obra prêmio do suíço Jacob Burckhardt (1818-1897),considerada um dos maiores historiadores de arte do século XIX. Nela, ele reconstrói e descreve o que considerava de arte do século XIX. Nela, ele reconstrói e descreve o que considerava os traços típicos da Itália dos séculos XIX, XV e XVI: a visão estética da vida social e o surgimento das primeiras formas de individualismo. Todos os livros importantes sobre o Renascimento publicados depois daquela data fossem de criticas ou elogios, foram escritos a partir do livro de Burchardt.