Veja como é um dos centros de processamento de dados do Google
Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2017, 13h12 - Publicado em 16 out 2012, 22h00
/
Publicidade
Publicidade
1/15 Por ser a maior ferramenta de buscas da internet, além de ter diversos outros serviços, não é difícil imaginar que o Google tem um tráfego imenso de dados. E para manter tudo isso funcionando, possui alguns dos centros de processamento de dados (data center) mais avançados do mundo, como este em Lenoir, na Carolina do Norte. ()
2/15 Nesta galeria, mostramos um pouco de toda essa estrutura gigantesca para processamento de dados. Pode parecer distante, mas toda vez que você usa um dos produtos do Google, está conectado com um desses centros. ()
3/15 Depois de entender como o data center funciona, você também pode clicar em Leia Mais e navegar por um dos centros no Google Street View. ()
4/15 A cidade de Lenoir é conhecida por abrigar grandes indústrias do setor de móveis. Por isso, possui uma infraestrutura de energia que pôde ser aproveitada também no centro de processamento de dados criado pelo Google na cidade. ()
5/15 No total, são 8 data centers do Google no mundo: seis ficam nos Estados Unidos, um na Finlândia e mais um na Bélgica. ()
6/15 No data center de Lenoir, este é o local onde os funcionários trabalham para manter tudo funcionando 24h por dia. ()
7/15 Esta foto mostra o acesso restrito ao local onde fica a Networking Room (Sala de Redes, em tradução livre). ()
8/15 Os equipamentos desta sala tem que direcionar as solicitações para os servidores corretos, que ficam em outra sala. São esses computadores também que permitem a comunicação deste data center com outros ao redor do mundo. ()
9/15 No andar dos servidores, computadores poderosos controlam tudo. ()
10/15 São eles que cuidam das bilhões de buscas feitas no Google, do armazenamento de vídeos no YouTube e da proteção do seu e-mail contra os vírus, por exemplo. ()
11/15 Os servidores dos data centers do Google são customizados para serem compactos e terem maior eficiência energética. ()
12/15 Para assegurar que todos tenham acesso aos seus dados sempre que precisarem, o Google mantém cada pedaço de informação em pelo menos dois servidores. ()
13/15 Eles também guardam uma outra cópia das informações mais importantes em fitas digitais, que ficam armanzenadas nesta biblioteca. ()
14/15 Por medidas de segurança, quando um hard drive quebra, todo seu conteúdo é apagado e ele é destruído fisicamente por uma máquina. ()
15/15 Como as máquinas do centro de processamento de dados nunca param de funcionar, existem várias torres de resfriamento para manter a temperatura do local. ()