GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Cidade dedicada à fé

Os edifícios são construídos principalmente em pedras e ornamentados com milhares de baixos-relevos esculpidos nas fachadas e nas paredes laterais.

A maior estrutura religiosa já construída pelo homem fica na cidade de Angkor, no Camboja. É Angkor Vat (templo de Angkor), uma sucessão de 72 recintos e templos que se estende por incríveis 50 quilômetros. O complexo começou a ser erguido no século XII por Suryavaarman II, o mais importante soberano da civilização khmer, que floresceu na região entre os séculos IX e XIII. Abandonada em 1431, depois de ter sido saqueada, Angkor Vat foi sendo aos poucos engolida pela selva e permaneceu escondida por quatro séculos até que, em 1861, o naturalista francês Henri Mouhot a redescobriu por acaso. A cidade-templo de Angkor Vat foi construída sobre um terraço elevado acima do nível da floresta e protegida por um fosso. O templo principal, com 65 metros de altura, foi erguido sobre plataformas escalonadas como degraus. Os edifícios são construídos principalmente em pedras e ornamentados com milhares de baixos-relevos esculpidos nas fachadas e nas paredes laterais.

• A maior igreja do mundo é a Basilica de Nossa Senhora da Paz, erguida em Yamoussourkro, na Costa do Marfim. Nela cabem 300 000 pessoas.