PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Claro como água

História de uma das primeiras observações de transformação de matéria - de hidrogênio em hélio, feita pelos físicos Ernest Rutherford e Mark Oliphant.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 30 abr 1991, 22h00

Trabalhando um dia no Laboratório Cavendish, em Cambridge, junto com Ernest Rutherdford (1871-1937), o físico inglês Mark Oliphant teve oportunidade de observar um fenômeno curioso, quando puseram em ação o acelerador de partículas – um dos primeiros a serem construídos. Algumas partículas pesadas de hidrogênio, quando se quebravam, produziram fragmentos cuja natureza eles não conseguiam entender. Rutherford, na época, já desfrutava de largo prestígio no mundo científico – ganhara o Prêmio Nobel de Química, em 1908. Estavam os dois diante de uma radiação estranha, que não conseguiram decifrar em um dia inteiro de trabalho. Foram para casa, ambos pensando no assunto. De madrugada, Oliphant concordou assustado, com o telefone tocando. Do outro lado da linha, um confiante Rutherford garantiu-lhe: “São partículas de hélio massa 3”. Sonolento, Oliphante não contestou, mas perguntou entre um bocejo e outro: “Sim, senhor, mas como descobriu isso? Por que acha que são Hélio 3?” Rutherford respondeu, mais entusiasmado ainda: “Tenho meus motivos, tenho meus motivos. Vejo tudo claro como água…” E ele estava certo. Sua intuição o levara a fazer uma das primeiras observações de transformação da matéria – de hidrogênio em hélio – e entende-la.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.