GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Coisinhas fofas!

Darius Roos

As meninas tinham as brincadeiras delas, mais fofinhas e consumistas que as dos moleques. Foi a época da fofura generalizada, principalmente os anos 80, quando legiões de bichinhos macios e perfumados invadiram o mercado. Ursos, pôneis, bonecas miniaturizadas e cheirosas dominavam os quartos impúberes há 20 anos.

Fofolete

Tão mixurucas que cabem numa caixa de fósforos, as Fofoletes (acima) foram bonecas bem populares. Havia vários tipos e cores, com pijamas, toucas e cheiros diferentes. Algumas ainda traziam mensagens, como “Amo você”.

Meu querido pônei

Era para se chamar Meu Pequeno Pônei, mas o fabricante mudou para Meu Querido Pônei, em 1982. Daí vieram mais cores e símbolos e eles ficaram maiores. As meninas adoravam penteá-los nos intervalos entre cada aula.

Ursinhos carinhosos

Essas fofurinhas (acima) fizeram tanto sucesso que até ganharam um desenho animado. Rechonchudos, os ursinhos têm um símbolo especial no peito, sempre com um significado, que pode ser Boa Sorte, Amor, Amizade e essas coisas de que menina tanto gosta.

Moranguinho

As bonequinhas chegaram em 1983. Foram 11 coleções, mas há centenas de edições delas mundo afora. Algumas são raridades. Há modelos avaliados em mais de 200 dólares nos leilões online.

Rede de lindinhas

Endereços fofos para quem gosta de coisas macias, perfumadas e lindinhas:

http://www.andersoncollectibles.com

http://www.beanstalktoys.com

http://www.estrela.com.br

http://www.infancia80.com.br

http://www.mlptp.com

http://www.moranguinho.cjb.net