GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da política aos macacos

A política, enfim, foi tão valorizada na Grécia a partir do século 5 a.C. que acabou influenciando a filosofia de...

Rodrigo Rezende

Política

…É uma coisa muito chata para você? “Então você é idiota”, diriam os habitantes da Grécia antiga. Idiotes (de idios: “separado”, “privado”) era a palavra usada para designar quem não se envolvia com os assuntos públicos das polis – termo que significa “cidade” e que originou a palavra “política”. A política, enfim, foi tão valorizada na Grécia a partir do século 5 a.C. que acabou influenciando a filosofia de…

Platão

O pensador mais importante da Antiguidade uniu questionamentos de natureza política, como o sentido do bem e da ética, a idéias físicas de filósofos anteriores, como a origem da matéria e do Cosmos. E assim criou o mito da caverna, segundo o qual existem dois mundos distintos: o material e o espiritual. A teoria fortaleceu o misticismo, atravessou séculos e se tornou o fundamento da teologia da…

Igreja Católica

Nas mãos do alto clero, a filosofia platônica virou uma arma. Os mundos espiritual e material foram transformados em céu e inferno, e usados como instrumento para controlar o homem medieval. A teologia ganhou estatuto de verdade inquestionável e atrasou o desenvolvimento da ciência. Mas, sem querer, deu o pontapé inicial na carreira de um certo…

Charles Darwin

O inglês formou-se em teologia pela Universidade de Cambridge. Por conta disso, embarcou numa expedição no navio de pesquisas Beagle. O capitão queria navegar pelo mundo buscando provas científicas de que a Bíblia estava certa sobre a criação, e convidou o jovem teólogo para ir com ele. Mas se deu mal: das observações que Darwin fez nessa viagem surgiu a Teoria da Evolução, segundo a qual nós viemos de…

Macacos

Eles fazem alianças, cortejam, protestam, conspiram, manipulam… E os mais fortes até oferecem bananas aos outros na véspera da “eleição” do macho alfa (líder aclamado pelo grupo), diz o livro Política dos Chimpanzés, do primatologista holandês Frans De Waal. Quer dizer, os macacos deixariam os cidadãos da Grécia antiga orgulhosos, pois não são nada idiotas: manjam muito de política.