GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De Winston Churchill ao Mussum

Texto André Barcinski

Winston Churchill

Sir Winston Leonard Spencer Churchill, ou apenas Winston Churchill, foi o primeiro-ministro britânico que liderou a Inglaterra contra os nazistas durante a 2ª Guerra. Dizem que tinha alguns problemas de fala, como a gagueira – apesar de ter sido um excelente orador. Com a economia inglesa devastada, conseguiu empréstimos vultosos dos EUA, negociados com seu bom amigo…

Franklin D. Roosevelt

Único presidente americano a governar o país por mais de dois mandatos (foram 4, de 1933 a 1945), Roosevelt queria manter boas relações com os países sul-americanos e evitar que eles se aproximassem do regime nazista. Assim, criou a Política de Boa Vizinhança, cujo braço cultural trouxe ao Brasil diversos artistas, como Walt Disney, Orson Welles e…

Leopold Stokowski

O maestro polonês era um superstar da música clássica. Vaidoso, exigia que as casas de concerto o destacassem com um facho de luz. Adorava música brasileira e veio pra cá em 1940 com a missão de gravar artistas locais. Entre eles estava um jovem compositor de samba que fazia sua primeira gravação como cantor, um certo Angenor de Oliveira, mais conhecido como…

Cartola

Ele se tornou um dos maiores compositores da música brasileira, autor de mais de 500 canções, incluindo clássicos como As Rosas Não Falam. Foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, onde ocupava o cargo de diretor de harmonia. Anos depois, quem dirigia a harmonia da escola (mais especificamente na ala das baianas) era Antônio Carlos Bernardes Gomes, o…

Mussum

Este cantor, compositor, ator e – por que não? – lingüista despontou como integrante do grupo Originais do Samba e só virou celebridade depois de 1969, quando estreou em Os Trapalhões. Com uma ginga típica de sambista carioca, cunhou termos como “mé” e “forévis”. Em 1994, Mumu da Mangueira morreu, depois de um transplante de coração. O Brasil inteiro chorou: cacildis!