PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dicionário

Feito para explicar obras literárias gregas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Apesar das regras gramaticais e da “norma culta” ensinadas na escola, as línguas não são estáticas. Elas evoluem, se desenvolvem, se contaminam e se transformam sem parar. Como então compreender textos escritos por nossos antepassados, muitas vezes repletos de palavras que não entendemos? A solução surgiu já na Antiguidade. Nos séculos 4 e 5 a.C., apareceram na Grécia os primeiros glossários, dedicados sobretudo a explicar palavras contidas em obras como a Ilíada e a Odisséia, de Homero (que datam aproximadamente de 3 séculos antes).

Em 1053, o latino Papias fez seu Elementarium doctrinae erudimentum, a primeira obra que se diferencia dos glossários anteriores por não apenas explicar termos obsoletos, mas também palavras em uso. O livro visava atender ao número crescente de pessoas, sobretudo políticos e comerciantes, que começavam a aprender a escrever em latim. O termo dictionarius, porém, só apareceu no século 13, em 1225, com a coleção de palavras latinas organizadas por assunto, com o objetivo de ajudar estudantes, reunidas pelo inglês John Garland. Nos séculos 16 e 17, surgiram fi nalmente os primeiros dicionários portugueses e se começou a adotar o modelo dos verbetes que deram origem ao formato atual, em quase todos os países do mundo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.