Do túmulo ao quark
A tradição foi incorporada à língua dos kurganos ¿ o proto-indo-europeu, pai de quase todas as línguas ocidentais ¿ e passou de povo em povo até 3000 a.C., quando a Europa foi dominada pelos...
Rodrigo Rezende
Túmulo
É o destino final de toda civilização, mas também o início. Há 7 mil anos, os guerreiros kurganos – “túmulos” , em russo – saíram das estepes e espalharam o hábito de enterrar mortos em montes de terra. A tradição foi incorporada à língua dos kurganos – o proto-indo-europeu, pai de quase todas as línguas ocidentais – e passou de povo em povo até 3000 a.C., quando a Europa foi dominada pelos…
Celtas
O povo que inspirou os personagens de quadrinhos Asterix e Obelix chegou a ocupar dois terços da Europa. Mas muito pouco da cultura celta sobreviveu. Tanto que, hoje, só um país tem uma língua céltica como oficial: a Irlanda. O legado dos celtas estaria condenado a minguar cada vez mais não fosse a influência de um dos irlandeses mais famosos da história…
James Joyce
Narradores múltiplos, fluxos de consciência descontínuos, lógica dos sonhos, mistura de línguas vivas e mortas. Joyce mergulhou esses recursos literários no caldo cultural irlandês para escrever dois dos livros mais importantes do século 20: Ulisses e Finnegan’s Wake. O último deles foi parar, no momento certo, nas mãos de um dos grandes gênios da ciência…
Murray Gell-Mann
Ele é professor de física, biólogo amador, autoridade em origem das línguas, especialista em relações exteriores e, de quebra, ganhador do Prêmio Nobel. Não admira que o cientista americano seja conhecido como “o homem de 5 cérebros”. Nas páginas de Finnegan’s Wake, Gell-Mann topou com uma expressão inventada por Joyce e resolveu usá-la para batizar sua maior descoberta. Era a palavra…
Quark
Lembra dos prótons e nêutrons? Foi em 1961 que eles perderam o status de componentes fundamentais do átomo. Hoje sabemos que a dupla é formada por diferentes combinações de quarks. Então, quando você passar desta para a melhor e começar a se decompor, é isso que vai sobrar dentro do seu túmulo: um monte de quarks.