GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Dos Incas ao Leonardo Di Caprio

E o pó, você sabe, vem da coca, outro produto agrícola que a gente herdou dos incas.

Incas

Formavam um império fincado nos Andes, com 12 milhões de habitantes, palácios, estradas e sistemas de irrigação . Foi o que os espanhóis viram quando chegaram à América do Sul, no século 16. Os incas estavam no auge graças, acima de tudo, à…

Batata

Além de rica em amido, vitamina C, potássio e fibras, ela cresce bem em cantos áridos como os Andes e garantiu a sobrevivência dos nativos. Os espanhóis – que também viviam onde, em se plantando, nem tudo dá – levaram o vegetal para crescer na…

Europa

E a batata foi entrando nos cardápios do Velho Continente. Virou a comida número um em alguns países. Mas ninguém abraçou o tubérculo com tanta paixão quanto os lavradores irlandeses. Por volta de 1840, metade deles vivia basicamente de batata e leite – a outra metade, de batata e água. Isso até chegar um vilão, o fungo…

Phytophthora infestans

Fazendo jus ao nome, o danado infestou as plantações na Irlanda em 1845. Começava a Grande Fome da Batata. Muitos pobres morreram e pelo menos 1,5 milhão de irlandeses (20% da população) imigrou, boa parte para um lugar com comida, os…

EUA

Nos 5 anos da Grande Fome, 650 mil irlandeses desembarcaram em Nova York, que tinha uma população de 400 mil pessoas. Resultado: sem lavoura nem emprego, vários imigrantes partiram para o crime. E transformaram a velha NY num campo de batalha. Uns 150 anos depois, esse terror todo virou um filme com…

Leonardo Di Caprio

Aquele mesmo: o de Gangues de Nova York (2002), de Martin Scorsese. A partir daí, o ex-sr. Bündchen virou o ator mais requisitado pelo todo-poderoso Scorsese. Tudo graças aos incas. É que o primeiro papel de Leo como protagonista foi em Diário de um Adolescente (1995), em que ele manda bem fazendo um usuário de cocaína. E o pó, você sabe, vem da coca, outro produto agrícola que a gente herdou dos incas.