GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Feios sob medida

Esqueça os concursos de beleza. O lance agora é eleger os maiores expoentes da feiúra.

Marcelo Bortoloti

Todo ano, no mês de fevereiro, as mulheres de Garanhuns elegem o cidadão mais feio da cidade, entre cerca de 20 candidatos. O vencedor ganha passagem e hospedagem para um fim de semana em São Paulo, onde provavelmente não pegará ninguém. A prefeitura tem se esforçado para acabar com o concurso, sob protestos de todos os feiosos da cidade. Parece um concurso bizarro, mas é apenas um entre os vários concursos de feiúra que têm florescido pelo mundo – e muitos dão até prêmios em dinheiro. Acompanhe abaixo alguns desses Oscars às avessas.

Galeria do horror

As principais competiçõesde feiúra do planeta

Aparência do cão

O cachorro mais feio do mundo é escolhido no mês de junho, na Feira Sonoma-Marin (www.sonoma-marinfair.org), na Califórnia. A competição ficou quente depois que o tricampeão Sam (acima), faleceu no ano passado. Mundialmente famoso, tinha até uma grife de camisetas, canecas e calendários.

Dedão de doer

Os piores dedões do pé do mundo estão competindo em www. dribbleglass.com/Toes/uglytoes.htm. Os candidatos podem enviar foto pela internet sem revelar sua identidade, com direito a prêmios. Os critérios são a quantidade de pêlos, a feiúra das unhas e a irregularidade dos dedos, entre outros.

Atrocidades domésticas

A porta mais horrorosa dos EUA está em votação no endereço http://www.onthehouse.com/sections/promotions/uglydoor2005, nas categorias porta da frente ou de pátio. O prêmio é de 5 mil reais. Outro concurso (www. rt1automile.com/web/mall/ugly) elege o pior sofá de sala do mundo.

Carro do terror

O http://www.uglycars.co.uk é um site que elege o modelo de automóvel mais horroroso da Inglaterra e do mundo. Os modelos japoneses lideram a lista com grande vantagem, destacando-se o horrível Fuya-Jo, fabricado pela Honda. Entre os brasileiros, quem lidera é o Ford Ka.