GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Grandes duelos da ciência

Debate científico é uma mistura de boxe e xadrez: cerebral como o boxe, violento como o xadrez. Saiba onde o bicho pega na biologia, na física, na genética e muito mais! Pra você que curte polêmica, aqui estão os... Grandes duelos da ciência

Gabriel Gianordoli

A batalha de 3 séculos!
Charles “o símio” Darwin – Uma teoria esmagadoura
Deus – O onipresente! O onisciente! O todo Poderoso
Só o mais forte sobreviverá!

Evolucionistas x Design Inteligente
A teoria de Darwin, que moldou a biologia atual, é campeã incontestável desde 1859. Mas um desafiante vem mirando seu calcanhar-de-aquiles: a origem das espécies. Na evolução, novas espécies surgem quase por acaso e, caso se adaptem ao ambiente, sobrevivem. Para os neocriacionistas no outro córner, ok, existe evolução, mas as mutações só podem ser desígnios de um ser superior. Isto é, de Deus.

Vale-tudo
Homen Quântico – Caiu na rede é peixe!
Supercordas – A explicação final!
Gravidade Quântica x Teoria das Cordas

A relatividade explica o macro, a mecânica quântica o micro. Para unificar o cinturão da física, há duas candidatas: a gravidade quântica em loop, onde os tais loops formam o universo, e a teoria das cordas, que na verdade são várias, e explica o mundo com dezenas de dimensões. Como nenhuma pode ser testada na prática, a briga é boa.

Duelo Trava-Língua!
O falante – Por natureza!
Imitador – O articulado
Língua Inata x Língua Original

Reinava a tese de Noam Chomsky, de que as línguas se parecem porque vêm do nosso DNA. Até o golpe baixo dos índios pirarrãs: seu idioma de assobios e sussurros, sem números ou cores, exige uma revisão da gramática universal.

O ringue vai ferver! Parem as máquinas!
Colosso Verde – Um arsenal de golpes sustentáveis!
Supercético – Ele esquenta, ele esfria, ele passa por cima! – O esmagador poder do processo!
Ecochatos x Ecocéticos

A chapa da Terra está esquentando, e fala mais alto quem culpa o homem. Mas os céticos falam em ciclo natural e o economista sueco Bjorn Lomborg parte para a ignorância: “Cortar carbono é pior que qualquer aquecimento global”.

Um prato cheio de rivalidade!
Kid Transgênico – Maior melhor! Sem caroço!
Em Tomatón! – Grande! Vermelho! Natural!
Transgênicos – x Orgânicos

Ambos têm apetite de vitória. Quem defende a modificação genética manda dois golpes de uma vez: transgênicos são mais produtivos e resistentes a pragas – ou seja, precisam de menos agrotóxicos! Nocaute? Não tão cedo: ambientalistas aguerridos acham que muita manipulação pode criar espécies perigosas e pestes mais resistentes: melhor deixar a horta como está.

Você vai pagar pra ver!
Estado mínimo – A mão invisível do inacreditável
Capitão interventor – Os punhos de aço do poderoso
Liberalismo x Intervencionismo

Na volátil e pujante economia globalizada (aquela que exis tia até setembro), venciam as ideias de Estado mínimo e mercado livre. Mas a crise e as estatizações salvadoras fizeram os intervencionistas levantar-se da lona e retomar a briga.

Uma batalha de vida e morte e ressurreição!
Nazareno – O crucificado
Messias – Jesus Cristo
Jesus Histórico x Jesus Mítico

Reconstruído a partir de fontes não bíblicas, es se ativista polí tico judeu nas cido em 4 a.C. é acusado por historiadores de ser fic ção, nada mais que uma colagem de mitos egípcios e mesopotâmicos.

Fique ligado nos próximos combates
Genético Ético X Clone Humano
Homem do Espaço X sonda solitária
Célula-tronco X Dr. Pé-no-chão
Capitão biodiesel X Senhor Burns
Não perca!!!