Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Há 10 000 anos plantando abóboras

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h14 - Publicado em 30 jun 1997, 22h00

Nira Worcman, de Nova York

Treze sementes de abóbora, encontradas numa caverna mexicana em 1966, saíram das gavetas do Instituto Nacional de Antropologia e História do México para a fama. Elas mostram que os povos primitivos das Américas começaram a cultivar plantas há 10 000 anos, na mesma época em que a agricultura nascia no Oriente Médio e na China. A descoberta foi feita pelo arqueólogo Bruce Smith, do Instituto Smithsonian, em Washington. Até então, como a maioria dos cientistas, Smith acreditava na hipótese conservadora, de que as plantas selvagens só tinham sido domesticadas de cerca de 5 000 anos para cá. Mas mudou de idéia. A prova de que as abóboras mexicanas foram mesmo plantadas vem do tamanho das sementes, maior que nas espécies selvagens. “Há 8 000 anos, os homens da caverna mexicana já começavam a selecionar as melhores abóboras para plantio”, disse Smith à SUPER. “Eles preferiam as maiores, mais alongadas.”

Há 10 000 anos plantando abóboras