Histórias do além
Essa cuidadosa seleção de 50 histórias começa com o Apocalipse bíblico, para em seguida tomar rumos bem mundanos.
Cíntia Cristina da Silva
OS MELHORES CONTOS FANTÁSTICOS
Flávio Moreira da Costa (org.), Nova Fronteira, 704 pág., R$ 69,90
Não dá para situar com precisão onde é que fica a literatura fantástica, se entre os vivos e os mortos, o sonho e a realidade, a ficção e o fato. Ela vaga por esses e outros caminhos sinuosos e no final das contas quem se perde no extraordinário é o leitor. Essa cuidadosa seleção de 50 histórias começa com o Apocalipse bíblico, para em seguida tomar rumos bem mundanos.
Frase: “Nunca lhe contara antes, mas naturalmente a gente não vai ficar explicando que, de quando em quando, vomita um coelhinho.”
Por que é imperdível: Traz uma primorosa seleção de contos de grandes escritores.
• A antologia reuniu textos surpreendentes de autores que não se dedicaram exclusivamente ao fantástico, como Oscar Wilde, Honoré de Balzac, Ivan Turgueniev, Franz Kafka, Dino Buzzati, Machado de Assis e Eça de Queiroz.
• É a primeira vez que Vera, de Auguste Villiers de I´Isle Adam (século 19), é publicado. O autor narra a estranha fixação de um jovem viúvo por sua amada defunta.
• Em A Sentença, do chinês Wu Cheng’en (século 16), um dragão diz ao imperador que teme ser decapitado por um ministro. Para evitar a morte da besta, o imperador passa a noite ao lado do ministro, mas, para o azar do dragão, adormece.