GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Hollywoodland

Boa parte dos grandes estúdios americanos surgiu quando o negócio eram as salas de exibição. Hoje, 6 grandes corporações controlam o mundo do cinema.

Texto Cíntia Cristina da Silva

Universal

Universal (1912)

Seu criador,Carl Laemmle, foi um dos raros produtores que não ergueram um império a partir de salas de cinema. A série de filmes Monstros da Universal deu fama ao estúdio. Bela Lugosi fazia o papel de Drácula e Boris Karloff, o de Frankenstein.

MCA (1924)

No início da década de 1960, o público de cinema diminuiu consideravelmente (culpa da TV!) e a Universal sentiu o baque. Sem dinheiro e com a produção de filmes muito reduzida, o estúdio foi comprado pela MCA (Music Corporation of America), corporação com negócios na TV e na indústria fonográfica.

Universal Studios (1996)

Só nos anos 90 o estúdio voltou a ter seu nome original. Sucessos como Tubarão, E.T., A Múmia e a refilmagem de King Kong provam que o gênero “me-assusta-que-eu-compro-ingresso” continua como marca da casa.

Focus Feature (2002)

É o braço independente do grupo – se é que dá para ser independente dentro de um grupo. Produz filmes “de arte” e distribui produções européias – seu maior hit é O Segredo de Brokeback Mountain.

Vivendi /General Electric

O estúdio pioneiro é controlado pela Vivendi, uma companhia global de mídia. Mas boa parte de suas ações estão ligadas à General Electric, gigante industrial fundada por Thomas Edison.

Fox

Fox (1915)

Fundada por William Fox em Nova Jersey, ao longo do tempo o estúdio esteve na vanguarda das novas tecnologias. No início da década de 1920, por exemplo, produzia filmes com seqüências em Technicolor, sistema de colorização de películas.

20th Century-Fox (1935)

A crise da bolsa de 1929 e os altos custos quase levaram a Fox à falência. A saída foi uma fusão com o estúdio 20th Century Pictures. A parceria revelou Marilyn Monroe, mas quase foi à bancarrota com o fracasso do milionário Cleópatra.

Blue Skies (1987)

O estúdio onde trabalha o brasileiro Carlos Saldanha foi comprado para garantir a presença da Fox no gigantesco mercado das animações feitas em computação gráfica. Seu grande sucesso é a franquia A Era do Gelo.

Fox Searchlight (1994)

É a divisão responsável pelos filmes alternativos. Produziu Melinda e Melinda, de Woody Allen, e os sucessos de público e crítica Sideways e Pequena Miss Sunshine.

News Corporation

A saúde financeira da Fox resistiu às 65 mudanças de figurino de Elizabeth Taylor em Cleópatra, mas, em 1986, se rendeu aos milhões do magnata australiano Rupert Murdoch.

Paramount

Paramount (1917)

O “estúdio das estrelas” lançou astros como Rodolfo Valentino e chegou a ter 2 mil salas de cinema. Hoje, é o único grande que ainda tem sede em Hollywood – os outros estão espalhados por lugares mais baratos da Califórnia.

Paramount Pictures (1935)

Nos anos 40,uma lei obrigou estúdios a se separar das cadeias de exibição. A Paramount sentiu o golpe e acabou vendida para um grupo industrial. A volta por cima só viria nos anos 70, já renomeada Paramount Pictures, produzindo sucessos como O Poderoso Chefão, O Bebê de Rosemary e Os Embalos de Sábado à Noite.

Dreamworks – SGK (1994)

Fundado como independente por Steven Spielberg, o braço cinematográfico do estúdio, que fez O Resgate do Soldado Ryan, foi vendido para a Paramount. Mas o braço de animação, responsável por Shrek, segue nas mãos de Spielberg.

Viacom

Em 1994 a Paramount foi adquirida pelo grupo Viacom Inc., conglomerado que é dono de estúdios, distribuidoras e de canais de televisão como a MTV e a Nickelodeon.

Warner Bros.

Warner Bros. (1918)

Os 4 irmãos Warner ganhavam a vida exibindo filmes em pequenas cidades já em 1903 – bros., em inglês, é a abreviação de irmãos. A Warner foi a primeira a juntar som e imagem em um mesmo lugar, no filme O Cantor de Jazz (1927), produziu histórias de gângsteres na década de 1930, desenhos do Pernalonga e hoje é casa de Superman e Harry Potter.

New Line Cinema (1967)

Cresceu graças a filmes de terror como A Hora do Pesadelo, do feioso Freddy Krugger. Mas seu maior hit foi O Senhor dos Anéis, com o mais feioso ainda Golum. Está na Warner desde 1996.

Castle Rock (1987)

O ex-estúdio independente produziu filmes baseados em livros de Stephen King, como Conta Comigo .Harry e Sally – o da cena do orgasmo fingido – é um de seus maiores sucessos. Pertence à Warner desde 2001.

Warner Independent (2003)

Foi criada de olho no filão dos filmes alternativos. Seus lançamentos incluem Antes do Pôr-do-Sol, Boa Noite e Boa Sorte e A Marcha dos Pingüin s.

Time Warner

A fusão da Warner com a Time Inc. gerou o maior grupo de mídia do mundo – dono, entre outros, dos canais HBO e CNN, da DC Comics e das revistas Time e People.

Columbia Pictures

Columbia Pictures (1919)

A antiga CBC Film era especialista em filmes de baixo orçamento – fazia parte da “fileira pobre” de Hollywood. Até que, em 1934, o estúdio assinou um contrato com Os Três Patetas e estourou.

TriStar Pictures (1982)

Foi criada após a venda da Columbia para a Coca-Cola. O estúdio produziu grandes sucessos de público como as séries Olha Quem Está Falando e O Exterminador do Futuro.

Columbia TriStar Pictures (1987)

Mãe e filha, Columbia e TriStar se fundiram para formar a Columbia TriStar Pictures. A união rendeu frutos como a série Homem-Aranha e O Código Da Vinci.

Sony Pictures Entertainment

Pertence ao conglomerado japonês Sony e entrou para o mundo do cinema comprando a Columbia TriStar da Coca-Cola. Em 2005, ampliou seu império com a aquisição de um dos maiores estúdios americanos:o Metro-Goldwyn-Mayer.

MGM

MGM (1924)

A Metro-Goldwyn-Mayer representa a época de ouro de Hollywood – O Mágico de Oz, por exemplo, é criação deles. O estúdio entrou em decadência nos anos 50, de onde nunca mais saiu, diga-se. Hoje, é dona da UA e faz dinheiro explorando seu catálogo de clássicos.

United Artists (1919)

Irritado com a influência dos estúdios, Charles Chaplin fundou a UA para valorizar o “trabalho autoral”. O sonho acabou em insolvência nos anos 50 – mas sua lista de bons serviços prestados ao cinema inclui Quanto Mais Quente, Melhor; Annie Hall; James Bond; e Rocky.

Walt Disney

Walt Disney (1929)

Fundada originalmente como um estúdio de animação, começou a fazer sucesso com os desenhos do Mickey Mouse. O longa de animação Branca de Neve e os Sete Anões (1937) recebeu um Oscar especial.

Touchstone (1980)

Ron Miller,genro de Walt Disney, foi incumbido de criar um braço cinematográfico para filmes adultos. O estúdio produziu sucessos como Uma Linda Mulher.

Miramax (1979)

Em 1993 a Disney comprou o estúdio independente criado pelos irmãos Weinstein e que fazia sucesso apostando em gente nova,como Quentin Tarantino. Lançou sucessos como Pulp Fiction.

Pixar Animation Studios (1986)

Produziu algumas das melhores animação dos últimos tempos, como Toy Story e Procurando Nemo. Em 2006, aceitou uma proposta bilionária e foi vendido para a Disney.

The Walt Disney Company

Os estúdios Disney hoje fazem parte da Walt Disney Company, corporação gigantesca que é dona de canais de TV como ABC e ESPN e de parques temáticos.