PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Lazer

A verdadeira diversão é fazer um programa de índio

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h20 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Em diversas tribos indígenas, como os xavantes no Centro-Oeste do Brasil, a idéia de lazer é bem diferente da que conhecemos. Lá trabalho não serve para ganhar dinheiro e “subir na vida”, trata-se apenas de uma função de subsistência para alimentar a comunidade. Lazer é, assim, tudo o que não se relaciona a essa atividade. Depois que caçam ou fazem comida, eles passam o dia brincando e conversando, na maior curtição.

Como os xavantes, muitas sociedades viviam dessa forma há séculos. Na Europa, durante a Idade Média, embora já existisse uma vaga noção de lazer, não era costume separar as tarefas do tempo ocioso, e as duas coisas iam se intercalando ao longo do dia. Mas a Revolução Industrial acabou com a mamata, criando a idéia de um intervalo exclusivo para o lazer – já que no restante do dia trabalhavase, e muito. Nessa época, de grande exploração da mão-de-obra, surgiu a jornada de trabalho, que não raro passava de 70 horas semanais – quase o dobro da atual. Diante da injustiça, os trabalhadores uniram-se e, entre outras exigências, demandaram um período para descansar.

Hoje até o intervalo que passamos com a família é definido por lei, assim como o horário em que entramos e saímos do trabalho. Isso ajuda a evitar explorações como as de antigamente, mas cria também angústia e estresse. Enquanto isso, os índios continuam se divertindo e aproveitando seu lazer a hora que quiserem…

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.